Nota de pesar: José Aldemir, ex-conselheiro da FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Nota de pesar: José Aldemir, ex-conselheiro da FAS

Nota de pesar: José Aldemir, ex-conselheiro da FAS
novembro 22, 2019 FAS

Nota de pesar: José Aldemir, ex-conselheiro da FAS

22/11/2019

José Aldemir de Oliveira também foi reitor da UEA, professor da Ufam e fundador da Fapeam.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) vem a público manifestar profundo pesar pelo falecimento de José Aldemir de Oliveira, ex-membro do Conselho de Administração (CAD) da FAS, ex-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fundador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Falecido nesta quinta-feira (21) em Manaus, o professor José Aldemir fazia tratamento contra um câncer e sofreu um infarto.

Com carreira científica respeitável, José Aldemir assumiu a difícil missão de implementar a Fapeam. Natural do Alto Careiro, veio para Manaus estudar, formou-se em Geografia e, desde 1976, se dedicava ao magistério. Ingressou na Ufam em 1985 e, três anos mais tarde, entrou para o quadro efetivo da instituição.

Fez pós-graduação em Geografia na Universidade de São Paulo (USP), onde iniciou o mestrado em meados de 90, e, em apenas um ano, migrou direto para doutorado, retornando à Ufam quatro anos depois com a tese defendida. Construiu sua carreira pensando na Amazônia, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento regional.

Ano passado havia se mudado para Portugal, mas voltou a morar em Manaus novamente em outubro quando retornou para se tratar de câncer.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) reforça os votos de solidariedade aos familiares e amigos, lamenta a perda irreparável e envia gratidão pela contribuição de José Aldemir de Oliveira à FAS e ao Amazonas.