Núcleos de Conservação e Sustentabilidade recebem doação de livros sobre madeiras brasileiras - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Núcleos de Conservação e Sustentabilidade recebem doação de livros sobre madeiras brasileiras

Núcleos de Conservação e Sustentabilidade recebem doação de livros sobre madeiras brasileiras
maio 2, 2015 FAS

Núcleos de Conservação e Sustentabilidade recebem doação de livros sobre madeiras brasileiras

02/05/2015

Os alunos e professores dos NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS), gerenciados  pelo Programa de Educação e SaUde (PES) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), contarão com material de apoio sobre as madeiras das florestas brasileiras,  por meio do livro “Madeiras Tropicais Brasileiras”. Dez exemplares da obra foram doados pelo Ministério do Meio Ambiente e ficarão em bibliotecas nas unidades de conservação.

Dispondo do resultado de pesquisa de mais de 50 espécies de madeiras  tropicais brasileiras, o  livro proporciona índice de nome científico e popular, além de propriedades  físicas e mecânicas das madeiras. A obra aborda ainda as aplicações de uso da madeira, formas e cores.

O primeiro NCS a receber o livro foi o NUcleo São Francisco do Caribi, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã. Até junho, os livros devem ser entregues nos nUcleos NCS Assy Manana (localizado na Ãrea de Proteção Ambiental do Rio Negro), Professor Márcio Ayres (RDS Mamirauá), Samuel Benchimol (RDS Juma), Victor Civita (RDS Juma), Padre João Derickx (RDS Uacari).

“Este livro veio contribuir detalhadamente para o ensino sobre as espécies florestais de nossa região, já que os comunitários têm apenas conhecimento de nomes populares das madeiras. Ã? uma forma de agregar informação técnica”, destacou o coordenador do Programa de Educação e SaUde (PES), Edvaldo Correa.

Programa de Educação e SaUde da FAS
O Programa de SaUde e Educação (PES) promove atividades voltadas à ampliação e qualificação da oferta de serviços de saUde e educação para as comunidades ribeirinhas, em parceria com a Samsung e o Banco Bradesco. O programa tem como estrutura de referência nas Unidades de Conservação (UCs), os NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs), que abrigam escolas de Ensino Fundamental II e Médio. E, a partir dos NUcleos, são desenvolvidas atividades de apoio às escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental nas RDSs, bem como ações de qualificação profissional básica para as comunidades. O programa também desenvolve ações voltadas a primeira Infância (0 a 6 anos), por meio do Projeto Primeira Infância Ribeirinha.