Organizações lançam fundo para implementar soluções práticas de conservação da região - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Organizações lançam fundo para implementar soluções práticas de conservação da região

Organizações lançam fundo para implementar soluções práticas de conservação da região
setembro 5, 2019 FAS

Organizações lançam fundo para implementar soluções práticas de conservação da região

05/09/2019

Objetivo é captar recursos para investir em programas e projetos a longo prazo tanto de conservação como desenvolvimento sustentável e melhoria de qualidade de vida de populações

A Amazônia está em estado de emergência. O crescimento do desmatamento e dos incêndios florestais pode ocasionar um colapso ecológico com consequências globais. Para evitar isso, um conjunto de organizações amazônidas lança nesta quinta-feira, 5 de setembro, no Dia da Amazônia, o fundo digital Friends of the Amazon, ou Amigos da Amazônia, onde pessoas ou instituições em qualquer lugar do mundo podem fazer doações para a conservação da região.

Gerido por um grupo de instituições parcerias, entre elas a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o fundo tem a pretensão de receber doações e captar recursos para implementar e expandir por toda a região soluções definitivas e permanentes para conservar a floresta, desenvolver sustentavelmente e melhorar a qualidade de vida de populações tradicionais.

Os recursos arrecadados do fundo Friends of the Amazon deverão ser utilizados para a execução de um conjunto de ações e iniciativas em larga escala e a longo prazo, com base em projetos bem-sucedidos e já aplicados na Amazônia e que alcançaram resultados positivos na redução do desmatamento e na erradicação da pobreza, com o propósito final de evitar uma catástrofe ambiental na região. Tais práticas que deram certo serão replicadas e ampliadas com intenção de proteger os direitos e as culturas dos povos indígenas e tradicionais que habitam a região.

Uma das estratégias principais é justamente aumentar o alcance de projetos de sucesso já implementados na região, como os executados pela FAS para geração de renda e empoderamento comunitário que, desde 2008, beneficiam aproximadamente 40 mil pessoas que moram em 11 milhões de hectares de Unidades de Conservação no Amazonas. Nessas áreas a redução do desmatamento alcançou 63% em dez anos e a renda média das famílias aumentou 244%.

Utilizando redes bem estabelecidas e parceiros reconhecidos, como a COICA e a rede SDSN-Amazonia, que mobilizam cerca de 600 organizações de vários países da Amazônia, o fundo pretende promover e aperfeiçoar as melhores práticas para desenvolver sustentavelmente outras áreas, comunidades e territórios pela Amazônia.

Transparência e tecnologia blockchain

Desenvolvido com a tecnologia da Welight, um instituto de inovação socioambiental, em parceria com a IBM, o fundo deverá funcionar por meio de uma plataforma de doações online, onde a gestão financeira fica sob responsabilidade do conjunto de instituições reconhecidas já mencionadas e as estratégias de investimento serão por um conselho formado por especialistas com experiência e know-how, mesclando pesquisadores, lideranças indígenas e tradicionais, além de doadores.

O fundo e todo o seu ecossistema deverá ser gerido nesta plataforma colaborativa e descentralizada em blockchain, isto é, os recursos serão rastreados e associados diretamente à indicadores de resultados, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a evidências de impacto na área de atuação. Os doadores poderão, inclusive, acompanhar como os recursos serão investidos, além do impacto gerado na ponta.

Saiba como doar

Lançado oficialmente nesta quinta, 5 de setembro, Dia da Amazônia, o fundo Friends of the Amazon possui um site oficial, https://www.amigosdaamazonia.fund/, onde é possível fazer doações e participar da nova estratégia de conservação da região. Por meio do fundo, os doadores vão poder se juntar à coalizão de parceiros e aderir a outros tipos de colaboração. Para participar é necessário preencher um formulário no site e enviar para o endereço eletrônico [email protected]. Também será possível acessar a plataforma de doações por e-commerce e via QRcode.