Organizações peruanas apresentam demandas para Cúpula da Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Organizações peruanas apresentam demandas para Cúpula da Amazônia

Organizações peruanas apresentam demandas para Cúpula da Amazônia
junho 5, 2023 FAS

Organizações peruanas apresentam demandas para Cúpula da Amazônia

05/06/2023
Foto panorâmica da floresta amazônica.

Constituição de uma agenda inter-regional, protagonismo da juventude, transição energética de baixo carbono e inclusão de povos originários fazem parte das demandas apresentadas por seis organizações no webinário “El Perú representado en la Cumbre de la Amazonia”. O evento remoto pode ser conferido no canal da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) no YouTube: www.youtube.com/live/qPDH5tt3H74. 

Promovido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), o webinário reuniu seis organizações conectadas com a Agenda 2030 da ONU e que trabalham por uma Amazônia justa, inclusiva e próspera. Todas as propostas e reivindicações vão compor uma carta conjunta para ser apresentada na Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 8 e 9 de agosto. 

As organizações que marcaram presença foram: Ministerio del Ambiente (Minam), Mancomunidad Regional Amazónica, Alliance for Sustainable Oceans (SOA Peru), Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), Jóvenes Parlamentarios de la Región Ucayali (Jopru) e Red Amazonía Que Late. 

Em quase duas horas de debate, várias demandas foram apresentadas. Entre elas, a urgente constituição de uma agenda comum entre os países da Pan-Amazônia, como aponta o diretor regional para a América do Sul da IUCN, Gabriel Quijandría. 

“Existe a necessidade de equilibrarmos os olhares. Às vezes, tem o pensamento de que a Amazônia é apenas o Brasil. Sem dúvida, lá está a maior parte. Mas uma agenda tem que ser impulsionada, também, nos outros países que compartilham a responsabilidade”, destacou. 

Outras reivindicações englobam a valorização de pequenos agricultores e agentes da bioeconomia, transição energética de baixo carbono, conservação dos recursos naturais, inclusão de comunidades locais na construção de políticas ambientais e participação juvenil. 

Segundo Júlia Garcia, secretária-executiva da SDSN Amazônia, que é vinculada à Fundação Amazônia Sustentável (FAS), a articulação de uma rede sustentável é fundamental para a vitória da sociedade civil. Quando se trata de uma conferência igual a Cúpula da Amazônia a influência se torna ainda maior. 

“Temos de ter políticas que sejam pensadas pelos amazônidas para amazônidas. São ideias que precisam beneficiar todas as classes sociais e econômicas da nossa sociedade. Além dos debates, estaremos confeccionando uma carta carregada de propostas e reivindicações para mostrar o que a Amazônia deseja”, destaca. 

Neste segundo semestre, outros dois eventos relevantes sobre a agenda ambiental acontecerão: a Cúpula dos Povos de Manaus, em junho, e a Cúpula dos Povos e Sociedade Civil Pan-Amazônica, marcada para acontecer em agosto, em Belém, às vésperas da Cúpula da Amazônia. 

Nas próximas semanas, a SDSN Amazônia realizará webinários com a participação da sociedade civil e instituições da Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e Brasil. 

 

Sobre a SDSN Amazônia

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede. A organização visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia. 

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos da imagem: Rodolfo Pongelupe