Organizações socioambientais promovem debate sobre clima, direitos e sustentabilidade na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Organizações socioambientais promovem debate sobre clima, direitos e sustentabilidade na Amazônia

Organizações socioambientais promovem debate sobre clima, direitos e sustentabilidade na Amazônia
julho 14, 2023 FAS

Organizações socioambientais promovem debate sobre clima, direitos e sustentabilidade na Amazônia

Seminário online é um espaço para a sociedade civil discutir prioridades e propostas para a Cúpula da Amazônia, que acontecerá em Belém do Pará no mês de agosto

14/07/2023
Mulher participando de reunião com organizações da Amazônia.

Na próxima segunda-feira (17/7), um conjunto de organizações socioambientais amazônicas promove o último encontro da série de diálogos com países da Pan-Amazônia sobre uma agenda climática sustentável e justa para todas as pessoas. O debate acontecerá entre representantes do Brasil, às 14h (horário de Manaus), com transmissão gratuita pelo canal da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) no YouTube.

Intitulado “O Brasil representado na Cúpula da Amazônia”, este é o sétimo encontro em preparação à Cúpula da Amazônia, evento que reunirá os oito países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), nos dias 8 e 9 de agosto em Belém (PA). 

No decorrer da série, os países Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e Bolívia apresentaram suas demandas e propostas sobre o tema. Após o encerramento, as contribuições e demandas das organizações da sociedade civil na Pan-Amazônia serão organizadas em uma carta coletiva.  

O documento será entregue pelos representantes do Comitê Articulador aos governos dos países da região durante a Cúpula da Amazônia. 

A iniciativa é organizada pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).   

O encontro também se concentrará em cinco eixos temáticos:

  • Participação e a proteção dos territórios, dos ativistas, da sociedade civil e dos povos das florestas e das águas no desenvolvimento sustentável da Amazônia; 
  • Saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional na região amazônica: ações emergenciais e políticas estruturantes; 
  • Ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica, transição energética, mineração, exploração de petróleo: como pensar a Amazônia para o futuro; 
  • Mudança do clima, agroecologia e as sociobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional; 
  • Os povos indígenas das Amazônias: um novo projeto inclusivo para a região. 

Na avaliação da gerente do Programa de Soluções Inovadoras da FAS, Gabriela Sampaio, o encerramento da série marca o início de mais ações em prol do ecossistema. 

“Estamos certos de que o ciclo de diálogos não termina aqui, mas segue circulando, se fortalecendo e gerando resultados capazes de influir na Cúpula Amazônia e nos próximos eventos que colocam a Amazônia no centro do debate, incluindo a COP-28 [Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas] e outras”, ressalta. 

O evento tem apoio da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN Sul) e Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).

Agenda 

A programação do grupo prevê mais dois eventos: a realização da Pré-cúpula dos povos da floresta e da sociedade civil na Pan-Amazônia, que será realizada em Manaus (AM), dias 01 e 02 de agosto, e a participação nos Diálogos Amazônicos, marcado para acontecer nos dias 4, 5 e 6 de agosto, em Belém, às vésperas da Cúpula da Amazônia. 

 

Sobre o Comitê Articulador 

Com o objetivo de fortalecer o posicionamento e a incidência política da sociedade civil pan-amazônica, o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) estão realizando uma série de eventos online e presenciais com representantes da sociedade civil da Pan-Amazônia em preparação para a Cúpula da Amazônia. Ao final, esses debates subsidiarão a construção de uma carta coletiva com as principais propostas e recomendações socioambientais. O documento será apresentado aos chefes de Estado dos países integrantes da OTCA na Cúpula da Amazônia em Belém.   

 

Cúpula da Amazônia  

Em abril deste ano, o Brasil propôs a realização da ‘Cúpula da Amazônia’ com o objetivo de reunir os nove países cujos territórios integram a bacia amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. O evento internacional será realizado em Belém, no Pará, cidade que também é candidata a sediar a COP-30, em 2025. Os chefes de Estado dos oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) estarão presentes. A cúpula pretende elaborar uma política comum para o desenvolvimento sustentável da região. 

 

Créditos de imagem: Michael Dantas