Parceria inédita fortalece ações em prol dos povos indígenas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Parceria inédita fortalece ações em prol dos povos indígenas

Parceria inédita fortalece ações em prol dos povos indígenas
fevereiro 7, 2023 FAS

Parceria inédita fortalece ações em prol dos povos indígenas

07/02/2023
Pessoas reunidas assinando parceria para fortalecer ações em prol dos povos indígenas.

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) assinaram um termo de cooperação com o objetivo de fortalecer a identidade dos povos indígenas da Amazônia. 

As organizações passam a realizar um trabalho em conjunto baseado em quatro pilares principais: proteção territorial, sustentabilidade, bem-viver e permanência nos territórios.  

O coordenador geral da Coiab, Toya Manchineri, ressalta que a parceira é muito importante para “implementação de ações, principalmente no Amazonas, e para a captação de recursos maiores”.  

Desde 1989, a Coiab atua pelos direitos de mais de 180 povos indígenas distintos e se configura como a maior em representação indígena regional do Brasil e da Bacia Amazônica. 

Para a FAS, a parceria inédita com a Coiab fortalece e amplia o compromisso com a valorização e o respeito dos direitos dos povos indígenas apoiados por meio do trabalho da Agenda Indígena da instituição.  

Rosa dos Anjos, supervisora da Agenda Indígena da FAS, destaca que o planejamento das ações firmadas também recebeu o suporte de outras organizações indígenas. 

“Fizemos um planejamento com o apoio de 13 organizações indígenas e, com a Coiab, vamos trabalhar em cima das necessidades que foram mapeadas. Viemos para somar”, acrescentou Rosa.  

FAS e Agenda Indígena 

Criada em 2018, a Agenda Indígena da FAS desenvolve seu plano de atuação a partir de alguns eixos prioritários como saúde, educação, gênero e geracional, produção sustentável e mudanças climáticas. No âmbito dos projetos já realizados pela agenda, destacam-se a Arquearia Indígena, Canoagem Indígena e a instalação de pontos de inclusão de digital em aldeias do Amazonas. 

Sobre a FAS  

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.  

Sobre a Coiab 

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) tem como missão defender os direitos dos povos indígenas à terra, saúde, educação, cultura e sustentabilidade, considerando a diversidade de povos, e visando sua autonomia por meio de articulação política e fortalecimento das organizações indígenas. 

A Coiab atua em nove estados da Amazônia Brasileira (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), e está articulada com uma rede composta por associações locais, federações regionais, organizações de mulheres, professores, estudantes indígenas, e subdividida em 64 regiões de base. 

A Coiab também integra outras redes de organizações indígenas nos âmbitos nacional e internacional.  Compõe a base da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e é vinculada à Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica). 

 

Créditos da imagem: Acervo/Coiab