Pré-COP26: Evento propõe soluções para cenário econômico na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Pré-COP26: Evento propõe soluções para cenário econômico na Amazônia

Pré-COP26: Evento propõe soluções para cenário econômico na Amazônia
novembro 1, 2021 FAS

Pré-COP26: Evento propõe soluções para cenário econômico na Amazônia

01/11/2021
Stand em evento da Pré-COP26.

A Conferência das Partes (COP), organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um dos mais importantes eventos sobre meio ambiente e clima do mundo. A COP26 que acontecerá até 12 de novembro em Glasgow, na Escócia, traz a urgência em apresentar e colocar em prática soluções para combater as mudanças climáticas no planeta.

Quando o assunto é clima e meio ambiente, a região amazônica é uma das protagonistas. Por isso, em paralelo à COP26, na próxima sexta-feira, dia 5 de novembro, às 9h (horário de Manaus), a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) realizarão o “Amazon Solutions Day”, que está na sua terceira edição.

O evento, que poderá ser acompanhado por meio do canal TV FAS Amazônia no Youtube, terá a participação de especialistas para debater as problemáticas em torno dos avanços de práticas ilegais na Amazônia, buscando soluções de modelos de sustentabilidade que valorizem a floresta em pé e suas populações tradicionais.

A programação terá cinco painéis sobre cooperação internacional, evidências científicas que trazem sinal de alerta na região amazônica, políticas públicas e a participação da sociedade civil, além de uma roda de conversa sobre estratégias de negócios alinhadas com os objetivos do Acordo de Paris, todas com foco na Amazônia. O evento terá transmissão nos idiomas Inglês (https://bit.ly/3ExBIFh) e Português (https://bit.ly/3BA1iHJ).

Para enriquecer o debate e mostrar como é possível promover iniciativas que mudem a realidade do clima e do meio ambiente, entre os painéis serão apresentados vídeos curtos com soluções propostas por organizações amazônicas e que são disseminadas pela Plataforma da SDSN Amazônia.

Para debater os temas propostos no Amazon Solutions Day, entre os painelistas estão o superintende-geral da FAS, Virgilio Viana, o ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, o vice-coordenador das Organizações Indígenas da Bacia do Rio Amazonas (COICA), Tuntiak Katan, a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, um dos líderes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Paulo Artaxo, entre outros.

O superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, aponta a relevância de fomentar a discussão sobre mudanças na economia da região amazônica em meio à realização da COP26 e o tom de urgência que a conferência traz. “É do conhecimento de todos o papel de protagonismo da Amazônia nessa discussão, por toda a sua grandeza e importância da floresta para o mundo. Então, realizar este evento, que propõe conversas que unem academia, empresas, pesquisadores e a sociedade como um todo em busca de soluções, é muito significativo. Esperamos gerar bons resultados com o Amazon Solutions Day para apresentar na COP26”, afirma.