Primeira Infância Ribeirinha participa do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Primeira Infância Ribeirinha participa do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno

Primeira Infância Ribeirinha participa do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno
dezembro 2, 2014 FAS

Primeira Infância Ribeirinha participa do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno

02/12/2014

Coordenado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o Projeto Primeira Infância Ribeirinha (PIR) participou do XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM) e III Encontro Nacional Alimentação Complementar Saudável (ENAC) que aconteceu no período de 26 a 28 de novembro, no Centro de Convenções do Studio 5 em Manaus/Am. O evento foi realizado pela Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar â?? IBFAN Brasil.
O evento compartilhou experiências sobre a SaUde Ribeirinha no Amazonas entre os representantes da esfera do Sistema Ã?nico de SaUde, gestores, especialistas de aleitamento materno, instituições locais, nacionais e estrangeiras. O PIR proporcionou a participação de cinco agentes comunitários de SaUde (ACS) inseridos no projeto, e três supervisores oriundos do município de Novo Airão e Manaus.
A iniciativa busca promover a socialização entre os participantes, um diagnóstico sobre as experiências vivenciadas nos projetos, como a finalidade de promover o progresso ao desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos de idade.
No encontro foram debatidos temas como a política nacional de atenção integral à saUde da criança e o aleitamento materno, segurança alimentar nutricional, além do ENAMzinho/ENACSquinho, a exposição dos trabalhos desenvolvidos na rede de ensino pUblico do Amazonas. Na iniciativa, também foram promovidas rodas de conversa com as mães (“Amigas do Peito”).
Esta é a segunda participação do PIR em eventos internacionais. O projeto participou do planejamento da Rede Panamericana da Investigação em Visitação Domiciliar, em maio deste ano, reunindo programas de saUde infantil de várias partes da América Latina em Santiago, no Chile. Em dezembro passado, o projeto também esteve em encontro promovido em Porto Alegre-RS.

*Colaborou Suelen AraUjo