Projeto Escola Cinemark proporciona a sétima arte aos alunos dos NCSs - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Projeto Escola Cinemark proporciona a sétima arte aos alunos dos NCSs

Projeto Escola Cinemark proporciona a sétima arte aos alunos dos NCSs
setembro 27, 2012 FAS

Projeto Escola Cinemark proporciona a sétima arte aos alunos dos NCSs

27/09/2012

Nesta quarta-feira (26), a maioria dos alunos dos NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) da FAS entrou pela primeira vez em uma sala de cinema, por meio do Projeto Escola Cinemark, uma iniciativa pioneira criada com o intuito de aproximar a sétima arte de estudantes do ensino fundamental e médio. A atividade fez parte da programação do I Intercâmbio de Saberes, que trouxe alunos de seis Unidades de Conservação (UCs) do interior do Estado para uma troca de experiências em Manaus.

Alunos dos NCSs na sala do Cinemark (Comunicação/FAS)

Não faltou nada aos alunos, que desfrutaram da imagem projetada. Pipoca nas mãos, ansiedade presente: às 10h, iniciava a sessão especial do Cinemark. Na telona, a guerreira Merina enfrentava feitiços e desafios ao longo da trama de ‘Valente’, filme que utiliza a computação gráfica dos estUdios da Disney para propor uma reflexão sobre os valores familiares. Nas poltronas, divertimento e emoção contrastavam nos rostos dos alunos. “Lembrei-me da minha família, lá na comunidade”, comenta Elton Granjeiro, que veio da RDS Mamirauá.

Centenas de quilômetros separam as salas de cinema em Manaus das salas de aulas onde Elton estuda. A RDS Mamirauá, onde se localiza o NCS Samuel Benchimol, dista aproximadamente 630 km de Manaus em linha reta.

“A possibilidade de estar aqui foi um sonho realizado. Jamais poderia imaginar que poderia visitar esses lugares, o cinema, o INPA, o Teatro Amazonas, que é um lugar histórico. Tive uma experiência de vida, ótima mesmo”, finaliza o estudante.

Os alunos permanecem em Manaus até o dia 27, quinta-feira, e até lá, conhecerão outros espaços históricos e de cultura na cidade, como a Ponte Rio Negro e a recém-inaugurada Ponta Negra.

O I Intercâmbio de Saberes é uma iniciativa da FAS, com apoio da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).