Projeto Juma é destaque na Eco-Index, da Rainforest Alliance - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Projeto Juma é destaque na Eco-Index, da Rainforest Alliance

Projeto Juma é destaque na Eco-Index, da Rainforest Alliance
junho 27, 2013 FAS

Projeto Juma é destaque na Eco-Index, da Rainforest Alliance

27/06/2013

O Projeto de REDD do Juma recebeu nova premiação da Eco-Index, a plataforma internacional de projetos da Rainforest Alliance. Implementado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com apoio do Governo do Amazonas, Banco Bradesco, Coca-Cola, Fundo Amazônia, Marriott International e Grupo Abril, o trabalho foi premiado como “Ecoiniciativa de Junho/2013”, na categoria Inovação. A iniciativa já havia sido premiado anteriormente nas categorias “Monitoramento e Avaliação” (2010), e “Melhores Lições Aprendidas” (2012).

Entre 2008 e 2012, o projeto de REDD do Juma permitiu a implementação de medidas necessárias para apoiar o controle e monitoramento do desmatamento dentro dos quase 600 mil hectares da reserva, além de reforçar o cumprimento das leis e melhorar as condições de vida das comunidades locais.

Veja o perfil do projeto na Eco-Index aqui!

A rede de hotéis Marriott International investiu US$ 2 milhões (2008-2012) aplicados integralmente nas atividades do projeto. Em 2012, o Grupo Abril se tornou um parceiro do projeto, favorecendo nas atividades de educação no Rio Mariepaua, que abriga o NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) do Abelha. Além disso, o componente Familiar é apoiado pelo Governo do Amazonas, Banco Bradesco e Coca-Cola. Os componentes Renda e Associação são apoiados pelo Fundo Amazônia e o componente Social pelo Banco Bradesco.

A iniciativa deverá resultar, até 2016, na contenção do desmatamento de 7.799 hectares de floresta tropical, correspondendo a emissão evitada de 3.611.723 toneladas de CO2 e para a atmosfera.

“Apoio à fiscalização e monitoramento ambiental na reserva, ao desenvolvimento comunitário,à geração de renda por meio de negócios sustentáveis e à melhoria na vida das pessoas. Esses são os resultados que fazem o projeto Juma ser um modelo de soluções inovadoras”, destaca Victor Salviati, coordenador de projetos especiais da FAS.

Saiba mais sobre o Projeto de REDD do Juma!