Projeto Primeira Infância Ribeirinha participa de Simpósio sobre saúde da família em Brasília - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Projeto Primeira Infância Ribeirinha participa de Simpósio sobre saúde da família em Brasília

Projeto Primeira Infância Ribeirinha participa de Simpósio sobre saúde da família em Brasília
março 29, 2016 FAS

Projeto Primeira Infância Ribeirinha participa de Simpósio sobre saúde da família em Brasília

29/03/2016

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) participou nos dias 22 e 23 de março do Simpósio “O Papel da Estratégia SaUde da Família no Estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância”, realizado pelo Ministério da SaUde e pela United Way Brasil em Brasília. A Fundação apresentou o exemplo do Projeto Primeira Infância Ribeirinha (PIR), que levou assistência para mais de 588 crianças do interior do Estado em 2015.
O evento teve como objetivo fortalecer a discussão sobre o desenvolvimento integral das crianças durante a primeira infância, que compreende a faixa etária de 0 a 6 anos. O enfermeiro do município de Iranduba e supervisor do PIR, Francisco Miguel, apresentou a experiência dos agentes na promoção do desenvolvimento na primeira infância, e como é desenvolvido o processo de formação dos agentes comunitários de saUde.
“Nossas atividades na região amazônica são especiais, porque é um lugar muito diferente das outras regiões do Brasil. Fizemos um trabalho de mobilização com vários agentes do município, trabalhando não só o modelo de visitação em si, mas a auto-estima desses profissionais, que as vezes não tinham nem ferramentas de trabalho”, explica Francisco, que atua em 12 comunidades ribeirinhas do município de Iranduba-AM.
O PIR tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos cuidadores das crianc?as, fortalecendo o vi?nculo entre os pais e os e filhos, ale?m de desenvolver compete?ncias dos agentes comunitários de saUde. A metodologia, que teve início na RDS do Rio Negro e em 2015 chegou também à RDS Mamirauá, consiste na capacitac?a?o de agentes comunita?rios de sau?de, que, munidos de modelo de visitac?a?o elaborado pelo PIR, realizam acompanhamento da evoluc?a?o das crianc?as desde a gestac?a?o ate? os seis anos de idade.
“As ações de primeira infância na região amazônica precisam de um cuidado diferenciado. O PIR lida diretamente com populações tradicionais, e que ficam muito distantes dos serviços de saUde, o que torna o desafio ainda maior”, explica Rhamilly Amud, coordenadora do PIR.
Esta semana, a FAS participa do II Seminário de SaUde e Primeira Infância, realizada pelo Ministério da SaUde no Rio de Janeiro.