Propostas socioambientais para a Cúpula da Amazônia são temas de debate online com organizações da Colômbia nesta quarta-feira - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Propostas socioambientais para a Cúpula da Amazônia são temas de debate online com organizações da Colômbia nesta quarta-feira

Propostas socioambientais para a Cúpula da Amazônia são temas de debate online com organizações da Colômbia nesta quarta-feira
junho 14, 2023 FAS

Propostas socioambientais para a Cúpula da Amazônia são temas de debate online com organizações da Colômbia nesta quarta-feira

O “La Colombia representada en la Cumbre de la Amazonia” marca o terceiro encontro da série que já reuniu parceiros do Peru e Equador

14/06/2023
Imagem aérea de rio na Amazônia.

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) está realizando uma série de eventos online em preparação para a Cúpula da Amazônia, que acontecerá em agosto, em Belém (PA), reunindo os chefes de estado dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a sociedade civil organizada. 

Seguindo a programação de eventos, nesta quarta-feira, 14 de junho, o debate será entre representantes da sociedade civil e política da Colômbia. O evento começa às 16h (Manaus),15h (Bogotá), com transmissão gratuita por meio do canal da Fundação Amazônia Sustentável (FAS): youtube.com/@fasamazonia, que também faz a secretaria executiva da SDSN Amazônia. 

Intitulado “La Colombia representada en la Cumbre de la Amazonia”, o evento marca o terceiro encontro da série da SDSN Amazônia que já reuniu, anteriormente, parceiros do Peru e Equador. 

Os participantes serão: Blanca Lucia Echeverry, coordenadora nacional do Interfaith Rainforest Initiative (IRI) Colômbia; Francy Liliana Méndez, empresária com atuação na administração pública e setor produtivo; Pedro Leon Cuaran, consultor especializado em criação e fortalecimento de serviços público-privados; Xismena Jadith Martínez López, economista e especialista em gestão para o desenvolvimento; Ellery Orozco, geógrafo e docente do Instituto Tecnológico del Putumayo (ITP); e Clara Solano, diretora-executiva da Fundación Natura. 

O evento é uma realização da SDSN Amazônia, iniciativa secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em conjunto com a Equator Initiative, União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Sustainable Ocean Alliance (SOA), Green Climate Fund (GCF), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) e Alianzas para la Sostenibilidad (Alisos). 

O objetivo é fortalecer o posicionamento e a incidência política da sociedade civil Pan-Amazônica, povos indígenas e comunidades locais na agenda climática global e em prol da conservação ambiental. 

Ao final dos encontros, também acontecerá a construção de uma carta coletiva com as principais propostas e recomendações socioambientais. O documento será apresentado na Cúpula da Amazônia, evento que reunirá os chefes de Estado dos países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém (PA), inclusive o presidente Lula. 

Na última quinta-feira,08 de junho, a SDSN se reuniu com representantes da Amazônia equatoriana, incluindo o ministro Gustavo Manrique Miranda, do Ministerio del Ambiente, Agua y Transición Ecológica (MAATE). As discussões giraram em torno de temas relacionados à crise climática, redução do desmatamento, segurança indígena, territórios, bioeconomia e investimentos com foco em recursos públicos. 

“Os encontros online têm sido muito propositivos, pois permite reunir a sociedade civil organizada em prol de uma agenda que destaque a Amazônia como região, e não de maneira isolada e subnacional”, comenta Gabriela Sampaio, gerente do Programa de Soluções Inovadoras da FAS. 

Na próxima segunda-feira, 19 de junho, quem apresentará as suas demandas é a sociedade civil e política do Brasil. O encerramento do ciclo de conversas ficará com a Venezuela, no dia 27 de junho. 

 

Sobre a SDSN Amazônia  

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede. A organização visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.  

 

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos de imagem: Samara Souza