Relatório de atividade Minipúblico: PSA Hídrico no Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Relatório de atividade Minipúblico: PSA Hídrico no Amazonas

Relatório de atividade Minipúblico: PSA Hídrico no Amazonas
julho 22, 2022 FAS

Relatório de atividade Minipúblico: PSA Hídrico no Amazonas

Capa de publicação de relatório de atividades, feito pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

O relatório de atividade “Minipúblico: PSA Hídrico no Amazonas” foi desenvolvido pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) como parte do projeto “Estratégia para a Construção do Arcabouço Técnico e Jurídico para a Reposição Hídrica na Amazônia”, uma parceria da FAS com a Coca-Cola e com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema).

O documento buscou apresentar a metodologia Minipúblico, metodologia desenvolvida pelo Coletivo Delibera, parceiro do projeto, que viabiliza a deliberação popular ao recrutar e sortear um grupo pequeno, mas representativo de uma comunidade ou população. Para as oficinas do projeto, o método reforça o aspecto participativo para construção de políticas públicas, por meio de uma estratégia que visa unir instituições públicas e privadas, academia e sociedade civil.

O documento conta com o relatório com as descrições das atividades desenvolvidas, as metodologias utilizadadas (Dinâmicas de Grupos, Visual Thinking e Design Thinking, Comunicação Assertiva e Princípios da Colaboração) e os resultados apresentados.  

Por tratar-se de uma oficina on-line, foram utilizadas ferramentas digitais em todo o processo de apresentação do conteúdo, elucidação e dúvidas, trabalho em grupo e colheita de respostas. As ferramentas utilizadas foram o Zoom Meeting para a reunião e breakout-rooms, Jamboard para apoio pedagógico a sistematização das informações, PowerPoint para explicação do Conteúdo e Metodologia de Facilitação de grupos e o Mentimeter para avaliação do evento.

O projeto busca estabelecer um arcabouço técnico-científico e a regulamentação legal para a valoração dos serviços hídricos em florestas tropicais,por meio da compensação dos serviços de conservação prestados pelos povos da floresta.

Baixar Publicação