pt Português
pt Português
pt Português

Publicações

06/06/2022

Relatório Uma vitória leva à outra no Amazonas: Projeto Deixa a Mana Jogar

O projeto “Uma vitória leva à outra no Amazonas”, conhecido como “Deixa a Mana Jogar”, é uma iniciativa da Fundação Amazônia Sustentável, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto – SEDUC, através de Emendas Parlamentares n°. 006/2020 e 007/2020.

O projeto tem como objetivo implementar uma iniciativa de desporto escolar por meio da promoção de atividades esportivas e de oficinas de aprimoramento de autoestima, liderança, habilidades para o futuro e conhecimento sobre temas como saúde e violência.

O relatório é dividido em seis capítulos, com os seguintes tópicos:

  • Contexto do projeto;
  • Diagnóstico;
  • Caracterização das comunidades;
  • Implementação: módulos, oficinas e atividades esportivas;
  • Avaliação final do projeto.

O projeto foi desenvolvido em três fases: (1) diagnóstico orientador sobre a temática de gênero nas comunidades foco do projeto; (2) elaboração de plano de ação, com delimitação das atividades esportivas e teóricas realizadas ao longo do projeto; (3) implementação do projeto “Deixa a Mana Jogar” nas comunidades Tumbira e Três Unidos.

Pioneiro no Amazonas e em comunidades ribeirinhas, o nome do projeto se popularizou como “Deixa a Mana Jogar” e teve sua atuação em duas escolas pertencentes às comunidades dos municípios de Iranduba e Manaus, no estado do Amazonas. As escolas escolhidas para a realização do projeto foram: Escola Estadual Doutor Thomas Lovejoy (comunidade Tumbira – RDS do Rio Negro) e Escola Estadual Samsung (comunidade Três Unidos – APA do Rio Negro).

Baixar Publicação