RDS do Rio Amapá recebe investimentos para cadeias de farinha, açaí e óleo de andiroba - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

RDS do Rio Amapá recebe investimentos para cadeias de farinha, açaí e óleo de andiroba

RDS do Rio Amapá recebe investimentos para cadeias de farinha, açaí e óleo de andiroba
março 27, 2017 FAS

RDS do Rio Amapá recebe investimentos para cadeias de farinha, açaí e óleo de andiroba

27/03/2017

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realizou, nas Ultimas semanas, a primeira entrega de investimentos de 2017 na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá. A ação contou com apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e parceria com o Bradesco e Fundo Amazônia/BNDES. Os investimentos beneficiarão produtores de três importantes cadeias produtivas da região: farinha, açaí e óleos. A RDS, que compreende comunidades do município de Manicoré, recebeu material para a construção de casas de farinha modernizadas, estruturação de unidades de beneficiamento do açaí e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para extrativistas de óleos.

Ao todo, foi entregue material para a construção de 30 casas de farinha modernizadas, que permitirão a produção seguindo padrões de higiene e segurança. As casas já tiveram construção iniciadas e devem ficar prontas no mês de maio. Já os investimentos em material de construção voltados para a cadeia do açaí irão apoiar a construção e estruturação de duas unidades de beneficiamento comunitários. Já a cadeia de extração de óleos de copaíba recebeu investimentos em materiais técnicos e EPIs para os extrativistas.

Os investimentos feitos nas três cadeias fazem parte do Programa de Geração de Renda, componente do Programa Bolsa Floresta (PBF) executado pela FAS. Segundo o coordenador do PBF da regional Madeira, Marilson Gomes, o programa permite que seja feito um investimento no que é de fato uma demanda da comunidade. “Todos os investimentos foram decididos em 2016 através de assembleias das associações das Unidades de Conservação (UCs). Assim, cada entrega corresponde diretamente às necessidades apontadas pelas comunidades”, afirma.

Entrega de investimentos na comunidade Jaturana, na RDS Amapá

Entrega de investimentos na comunidade Jaturana, na RDS Amapá


Os investimentos entregues no Ultimo mês totalizam R$ 70 mil, que beneficiarão cerca de 170 agricultores familiares da região do Rio Amapá. Além das entregas, está previsto para o mês de abril a realização de uma Oficina de Gestão de Bens na associação da RDS, com o objetivo de criar regras para o uso comum dos materiais e contribuir no fortalecimento da associação.