RDS Uatumã receberá programa voltado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

RDS Uatumã receberá programa voltado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes

RDS Uatumã receberá programa voltado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes
fevereiro 17, 2016 FAS

RDS Uatumã receberá programa voltado ao desenvolvimento de crianças e adolescentes

17/02/2016

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Prefeitura de Itapiranga assinaram, nesta terça-feira (16), termo de cooperação para execução do Programa de Desenvolvimento Integral das Crianças e Adolescentes Ribeirinhas da Amazônia na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã. Aproximadamente 400 crianças e adolescentes moradores de comunidades rurais devem ser beneficiadas por atividades de esporte, cultura e educacionais. O projeto recebeu doação do Bradesco, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad), no valor de R$ 700 mil.

As ações do programa devem ser realizadas no período vespertino, após as aulas. As atividades são divididas entre diferentes comunidades localizadas na unidade de conservação. Estão previstas atividades como aulas de informática, artesanato, mUsica, dança, escolinhas de futebol, além de palestras sobre temas diversos como combate às drogas, saUde, violência doméstica, educação sexual, entre outros.

O convênio prevê a realização de ações durante 15 meses, com pausa no período eleitoral. A assinatura do termo de cooperação contou com a presença do superintendente técnico-científico da FAS, Eduardo Taveira, e do prefeito de Itapiranga, Nadiel Serrão.

“Esta parceria marca o início da expansão do Programa de Desenvolvimento Integral das Crianças e Adolescentes Ribeirinhas da Amazônia após as nossas primeiras experiências em Maraã, Uarini e Carauari. Tivemos ótimos resultados que fizeram nossos parceiros acreditarem nas ações e apoiarem outras unidades de conservação, como a RDS Uatumã”, afirmou Eduardo Taveira.

Para o prefeito de Itapiranga, a implementação do programa na RDS Uatumã leva esperança aos jovens da unidade de conservação. “Eu vejo com muita esperança a chegada deste projeto em Itapiranga. Nós que conhecemos a realidade do Rio Uatumã sabemos como a situação é difícil. Quando aparece um programa como esse, temos que unir forças para fazer o melhor e mais rápido possível. Agradeço aos parceiros e à Fundação por ajudarem as crianças e adolescentes do Rio Uatumã”, destacou o prefeito.

Em encontro na sede da FAS em Manaus, o gestor da RDS Uatumã na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Cristiano Gonçalves, também comemorou a iniciativa. “Conheci o projeto em Carauari e todos falaram muito bem do programa, pelo envolvimento dos jovens. A nossa realidade precisa disso. Vemos com bons olhos a chegada deste programa à RDS Uatumã e apoiaremos as ações”, ressaltou.

Em 2014, o programa atendeu crianças e adolescentes nos municípios de Maraã, Carauari e Uarini. Neste ano, além de Itapiranga (RDS Uatumã), deve chegar ainda a Novo Aripuanã (RDS do Juma).