RDSs Mamirauá e Amanã participam da segunda edição da feira Mundial Art - FAS Amazônia : FAS Amazônia
01/08/2014
Outros

RDSs Mamirauá e Amanã participam da segunda edição da feira Mundial Art


Com o apoio do Bolsa Floresta Renda as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) Mamirauá e Amanã estão apresentando seus artesanatos na segunda edição Mundial Art â?? Feira Internacional do Artesanato e Cultura, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio do Programa do Artesanato Amazonense da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), e em parceria com a Associação do Bem Estar dos Artesãos Cearenses.
O evento ocorre de 1º a 10 de agosto, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping (Avenida Djalma Batista, nº 2.100, Chapada, zona centro-sul), das 14h às 22h. A entrada de acesso ao evento é de R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia-entrada) para estudantes e idosos. Crianças até dez anos não pagam.
Para a coordenadora da Regional Solimões, Fernanda Martins, o evento é a grande oportunidade para as artesãs das Reservas Mamirauá e Amanã divulgarem produtos da floresta apoiados pelo Bolsa Floresta Renda no âmbito comercial do Estado do Amazonas. “Elas poderão expandir o mercado para outros estados, garantindo a comercialização de seus produtos, que muitas vezes se torna difícil para quem vem de comunidade ribeirinha afastada da cidade”, explica Fernanda.
A Mundial Art reunirá mais de 15 mil itens de artesanato regional, nacional e internacional, moda e cultura, que serão distribuídos em 104 estandes. O evento terá a participação de peças artesanais de 322 artesãos do Amazonas, representantes de 16 estados brasileiros e 23 países. Na feira, os artesãos terão a oportunidade de mostrar a cultura, a criatividade e originalidade de seus produtos artesanais, confeccionados com matéria-prima local.
O evento também será uma excelente opção de lazer cultural, arte e educação às crianças, jovens e adultos de todas as idades, pois os visitantes poderão usufruir de apresentações artísticas, palestras, workshop de moda e oficinas de artesanato com material reciclado. 
Do Amazonas, o Governo do Estado selecionou artesãos de Manaus, Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Manacapuru, Novo Airão, Atalaia do Norte, Parintins, Fonte Boa, Marãa, Iranduba e Maués. Entre os participantes estão indígenas das etnias Ticuna, Waimiri-atroari, Baré, Saterê-mawé, Baniwa e empreendedores do Programa de Economia Solidária.
 VEJA A PROGRAMAÃ?Ã?O DO EVENTO:

 

DATA

ATIVIDADE

HORA

Nº DE PARTICIPANTES

1

02/08

Show de Boi e Ritual da Tucandeira â?? Parintins Show

19 h

2

03/08

Show de Boi e Ritual da Tucandeira â?? Parintins Show

19 h

3

04/08

OFICINA â?? Tiara de PET

18 h

25 alunos

4

05/08

OFICINA â?? Porta Treco e Tubo de Papelão

18 h

25 alunos

5

06/08

Show de Boi e Ritual da Tucandeira â?? Parintins Show

19 h

6

06/08

OFICINA â?? Bolsa de Banners

18 h

25 alunos

7

07/08

OFICINA DE MODA

18 h

25 alunos

8

08/08

Show de Boi e Ritual da Tucandeira â?? Parintins Show

19 h

9

08/08

OFICINA â?? Porta Treco de PET

18 h

10

09/08

Show de Boi e Ritual da Tucandeira â?? Parintins Show

19 h

11

09/08

Desfile de Moda â?? AMA (Associação dos Profissionais da Moda do Amazonas)

18 h