Reportagem sobre empreendedorismo ribeirinho vence etapa regional do Prêmio Sebrae de Jornalismo : FAS Amazônia
27/05/2015
Outros

Reportagem sobre empreendedorismo ribeirinho vence etapa regional do Prêmio Sebrae de Jornalismo


Uma reportagem do Jornal A Crítica sobre o manejo de pirarucu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá venceu a etapa regional do 7º Prêmio Sebrae de Jornalismo, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-AM). A matéria da jornalista Mônica Prestes ganhou o prêmio como melhor trabalho de Jornalismo Impresso, e as fotos do repórter Bruno Kelly foram premiadas na categoria Fotojornalismo. O resultado foi divulgado na terça-feira (26).
O caderno especial sobre a atividade foi publicado no dia 05 de janeiro de 2014, após 10 dias de expedição em várias comunidades da RDS Mamirauá. “Passamos esses dias vivendo com os pescadores. A gente andou no meio do mato com eles, pegamos chuva”, contou a jornalista Mônica Prestes. “Dá certo preservar a floresta dando renda àquelas famílias e combatendo crimes ambientais”, finalizou.
Os vencedores da categoria regional concorrem em nível nacional nas mesmas categorias, cujo resultado será anunciado dia 10 de junho em Brasília.
A expedição pelo Rio Solimões foi realizada com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que apoia o manejo sustentável de pirarucu na RDS Mamirauá desde 2009, por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF). Atualmente, 10.566 famílias são beneficiadas pela iniciativa na reserva, distribuídas em 177 comunidades.