Repórter da floresta lança exposição fotográfica “Mãos da Amazônia” - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Repórter da floresta lança exposição fotográfica “Mãos da Amazônia”

Repórter da floresta lança exposição fotográfica “Mãos da Amazônia”
junho 26, 2017 FAS

Repórter da floresta lança exposição fotográfica “Mãos da Amazônia”

26/06/2017

 
Por Netto Santos
A comunidade Tumbira serviu de cenário para o lançamento da exposição “Mãos da Amazônia”, criada por uma participante do projeto Repórteres da Floresta, uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Samsung, Fundo Amazônia/BNDES, Bradesco, Coca-Cola e Marriott.
Com a temática regional, a exposição ganhou vida a partir da ideia da aluna Odenilze Ramos,19, que tinha o sonho de transformar o seu conhecimento de fotografia em uma apresentação para o público de comunidades ribeirinhas.
“Foi incrível! A principio era apenas uma possibilidade, que foi criando forma e se tornou realidade. Essa minha criação surgiu a partir de uma conversa com amigos fotógrafos. Retratar a nossa realidade é fascinante“, comentou Odenilze.

As fotos retratam a rotina do ribeirinho, sempre deixando em foco as mãos


Criação do cenário para a exposição
Para a criação do ambiente da exposição, Odenilze Ramos contou com a colaboração dos colegas do projeto Repórteres da Floresta.
“A ideia do espaço surgiu através de conversas pelas redes sociais, cada um foi sugerindo algo e no fim chegamos nesse resultado. Vale lembrar que contei com a ajuda da minha irmã e da minha sobrinha, que também é participante do projeto, para a criação das fotos”, destacou a repórter.

Ainda sobre a ajuda para a concretização da iniciativa, Odenilze aproveitou para agradecer aos colegas do projeto.
“Gostaria também de agradecer aos meus colegas repórteres da floresta, por toda ajuda no decorrer dos dias. Esse momento é nosso, é o resultado de um trabalho feito com amor”, afirma,“foi muito prazeroso fazer esse trabalho pensando em Tumbira, em todos os momentos em que eu estava fazendo as fotos, procurava mostrar a realidade deles. Dedico essa exposição para Tumbira”, finalizou Odenilze.
Delegação da Alemanha prestigia exposição
Em uma visita de campo à comunidade Tumbira, a delegação da Alemanha conheceu os repórteres da floresta e acompanhou o lançamento da exposição fotográfica da jovem Odenilze.
Para o superintendente técnico-cientifico da FAS, Eduardo Taveira, o evento organizado pelos alunos do projeto foi fantástico. “Ver essas imagens, a exposição fotográfica, acho que quem está de fora, e mesmo quem está dentro da comunidade, diz muito a respeito da beleza que é a comunidade Tumbira e todo o rio negro”, afirma.
Confira a entrevista na matéria:
https://www.facebook.com/reporteresdafloresta/videos/1403746899705275/