Representantes da ChildFund Brasil visitam UCs estaduais do Amazonas : FAS Amazônia
21/03/2013
Outros

Representantes da ChildFund Brasil visitam UCs estaduais do Amazonas


Representantes dos Estados Unidos, Austrália, França e Coréia do Sul, além do gerente de mobilização de recursos, Maurício Bianco, e do gerente de programas sociais, Dov Rosemman, do ChildFund Brasil  visitaram, entre os dias 8 a 11 de março, a APA e a RDS  Rio Negro, duas  Unidades de Conservação (UCs) atendidas pela FAS*, para conhecerem o Programa de SaUde e Educação.

Esse programa é complementar às ações realizadas pelo Programa Bolsa Floresta. São atividades voltadas à ampliação e qualificação da oferta de serviços de saUde e educação para as comunidades ribeirinhas. Ele tem como estrutura de referência nas Unidades de Conservação (UCs), os NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs), que abrigam escolas de Ensino Fundamental II e Médio. E, a partir dos NUcleos, são desenvolvidas atividades de apoio às escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental nas RDSs, bem como ações de qualificação profissional básica para as comunidades. Adicionalmente, o programa está ampliando sua atuação para desenvolver trabalhos com a primeira Infância (0 a 6 anos) e intensificando parcerias para a área de saUde.

Na ocasião, apresentou-se a dinâmica social e o contexto educacional nas UCs, por meio do programa de Apadrinhamento de Escolas no Amazonas uma iniciativa desenvolvida pelo ChildFund Brasil e FAS. A proposta era sensibilizar os participantes a divulgarem esse programa para seus países de origem, que captam recursos para projetos em outros locais do mundo.

“O programa de Apadrinhamento de Escolas em comunidades ribeirinhas do Amazonas é a oportunidade para aqueles que querem contribuir para um mundo mais justo, menos desigual e com mais felicidade”, explica o superintendente da FAS, Virgílio Viana.

Para Maurício Bianco o programa é “a complementação proposta pelo desenvolvimento social com foco na criança e no adolescente, por meio da educação e a conservação do meio ambiente, alcança a sustentabilidade no seu cerne, para que assim a equação conservação e desenvolvimento se deem de forma estruturada, levando em consideração as necessidades das comunidades ribeirinhas do Amazonas”.

Sobre o Programa de Apadrinhamento de Escolas no Amazonas

O programa de Apadrinhamento de Escolas no Amazonas é uma iniciativa desenvolvida pelo ChildFund Brasil â?? Fundo para Crianças e pela Fundação Amazonas Sustentável – FAS , que une  doadores individuais e empresas para um fundo que aplica recursos no atendimento de necessidades de escolas em comunidades ribeirinhas localizadas em UCs do Estado do Amazonas Juma e Uatumã. Além disso, a iniciativa também auxilia na capacitação de professores e na elaboração de material de apoio didático adaptado à realidade do local, contribuindo para melhorar a qualidade da educação das crianças em áreas de difícil acesso, fortalecendo o vínculo entre criança, sua família e a comunidade. Para saber mais, acesse o site: www.apadrinheamazonas.org.br

*A equipe da FAS viajou com apoio da TAM Linhas Aéreas