Representantes da ChildFund Brasil visitam UCs estaduais do Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Representantes da ChildFund Brasil visitam UCs estaduais do Amazonas

Representantes da ChildFund Brasil visitam UCs estaduais do Amazonas
março 21, 2013 FAS

Representantes da ChildFund Brasil visitam UCs estaduais do Amazonas

21/03/2013

Representantes dos Estados Unidos, Austrália, França e Coréia do Sul, além do gerente de mobilização de recursos, Maurício Bianco, e do gerente de programas sociais, Dov Rosemman, do ChildFund Brasil  visitaram, entre os dias 8 a 11 de março, a APA e a RDS  Rio Negro, duas  Unidades de Conservação (UCs) atendidas pela FAS*, para conhecerem o Programa de SaUde e Educação.

Esse programa é complementar às ações realizadas pelo Programa Bolsa Floresta. São atividades voltadas à ampliação e qualificação da oferta de serviços de saUde e educação para as comunidades ribeirinhas. Ele tem como estrutura de referência nas Unidades de Conservação (UCs), os NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs), que abrigam escolas de Ensino Fundamental II e Médio. E, a partir dos NUcleos, são desenvolvidas atividades de apoio às escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental nas RDSs, bem como ações de qualificação profissional básica para as comunidades. Adicionalmente, o programa está ampliando sua atuação para desenvolver trabalhos com a primeira Infância (0 a 6 anos) e intensificando parcerias para a área de saUde.

Na ocasião, apresentou-se a dinâmica social e o contexto educacional nas UCs, por meio do programa de Apadrinhamento de Escolas no Amazonas uma iniciativa desenvolvida pelo ChildFund Brasil e FAS. A proposta era sensibilizar os participantes a divulgarem esse programa para seus países de origem, que captam recursos para projetos em outros locais do mundo.

“O programa de Apadrinhamento de Escolas em comunidades ribeirinhas do Amazonas é a oportunidade para aqueles que querem contribuir para um mundo mais justo, menos desigual e com mais felicidade”, explica o superintendente da FAS, Virgílio Viana.

Para Maurício Bianco o programa é “a complementação proposta pelo desenvolvimento social com foco na criança e no adolescente, por meio da educação e a conservação do meio ambiente, alcança a sustentabilidade no seu cerne, para que assim a equação conservação e desenvolvimento se deem de forma estruturada, levando em consideração as necessidades das comunidades ribeirinhas do Amazonas”.

Sobre o Programa de Apadrinhamento de Escolas no Amazonas

O programa de Apadrinhamento de Escolas no Amazonas é uma iniciativa desenvolvida pelo ChildFund Brasil â?? Fundo para Crianças e pela Fundação Amazonas Sustentável – FAS , que une  doadores individuais e empresas para um fundo que aplica recursos no atendimento de necessidades de escolas em comunidades ribeirinhas localizadas em UCs do Estado do Amazonas Juma e Uatumã. Além disso, a iniciativa também auxilia na capacitação de professores e na elaboração de material de apoio didático adaptado à realidade do local, contribuindo para melhorar a qualidade da educação das crianças em áreas de difícil acesso, fortalecendo o vínculo entre criança, sua família e a comunidade. Para saber mais, acesse o site: www.apadrinheamazonas.org.br

*A equipe da FAS viajou com apoio da TAM Linhas Aéreas