SAP doa plataforma de gestão para Empresa de Base Comunitária apoiada pela FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

SAP doa plataforma de gestão para Empresa de Base Comunitária apoiada pela FAS

SAP doa plataforma de gestão para Empresa de Base Comunitária apoiada pela FAS
março 22, 2016 FAS

SAP doa plataforma de gestão para Empresa de Base Comunitária apoiada pela FAS

22/03/2016

Durante a 20ª edição do SAP Forum Brasil, a SAP apresentou seu Show Case de Responsabilidade Social, junto à Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com a qual mantém parceria desde 2014. Neste ano a SAP fecha mais um acordo social e a beneficiada é uma Empresa de Base Comunitária (EBC), situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari, no município de Carauari, a 1,6 mil km a partir de Manaus via fluvial. A EBC da comunidade Bauana receberá a doação da plataforma Business One, que simplifica a gestão de empresas de pequeno porte.

Localizada no Médio Juruá, Estado do Amazonas, a EBC nasceu a partir de um programa de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de negócios realizado pela FAS em 2015. Segundo André Ballesteros, coordenador de desenvolvimento institucional e parcerias da instituição, a região do Médio Juruá tem grande potencial na produção extrativista de óleos vegetais, açaí e manejo de pirarucu.

A EBC é constituída por técnicos em produção sustentável formados na região e envolve vários elos das cadeias produtivas, incluindo os produtores extrativistas de açaí e de andiroba, agroindUstrias locais e empresas do ramo cosmético e alimentício com atuação nacional. O controle e monitoramento dos processos de compra de matéria prima até a venda do produto, passando pelo armazenamento, estocagem e logística representa um grande desafio da gestão do negócio local.

Diante desse cenário, a SAP fará a doação da plataforma Business One. A solução direcionada para empresas de pequeno e médio portes conta com um conjunto completo de módulos que possibilita a utilização de informações gerenciais em dashboards (painéis de gestão), tanto no computador quanto em seus dispositivos móveis e a partir de agora facilitará a coleta e armazenagem das informações de um negócio social no coração da Amazônia.

“A expectativa é de um trabalho conduzido sobre três pilares fundamentais: produção, logística e gestão, que prometem melhorar a eficiência e a visão sobre o negócio de seus integrantes”, destaca Virgílio Viana, superintende geral da FAS. “E esse é o principal diferencial do projeto: trabalhar com tecnologia de forma conjunta com a capacitação em gestão os integrantes da EBC”, conclui.

Em 2015, outra doação realizada pela SAP à FAS foi a plataforma SAP Lumira, que trouxe resultados extremamente positivos para a gestão de programas e projetos socioambientais voltados para comunidades ribeirinhas amazônicas, segundo Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil. “Com Lumira, a FAS passou a contabilizar com mais precisão indicadores já trabalhados pela instituição, como por exemplo: investimentos logísticos realizados por projeto, impacto da participação feminina nas atividades, gestão do nUmero de dias em campo dos técnicos da FAS, além de impactar diretamente na definição de investimentos”, ressaltou Luciana Coen. “Essa visão esclarecedora que o Lumira dá simplifica e agiliza a tomada de decisão, além de aumentar o engajamento dos colaboradores, que aderiram rapidamente à ferramenta”, complementa.