Ribeirinhos compartilham em Manaus experiências sobre empreender na Amazônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Ribeirinhos compartilham em Manaus experiências sobre empreender na Amazônia

Ribeirinhos compartilham em Manaus experiências sobre empreender na Amazônia
maio 17, 2017 FAS

Ribeirinhos compartilham em Manaus experiências sobre empreender na Amazônia

17/05/2017

Empreendedores ribeirinhos do rio Juruá (832km de Manaus) apresentaram nesta quarta-feira (17) experiências sobre empreendedorismo sustentável para startups locais. Eles participaram do Startup Manaus, evento que reuniu empresas locais para um intercâmbio de experiências no Les Artistes Café Teatro, e contou com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Vagner Menezes, Mailson e Natanael Gondim são moradores da comunidade Bauana, zona rural de Carauari-AM (880km de Manaus), e representam um negócio que beneficia cerca de 60 famílias coletoras de sementes na região do Médio Rio Juruá. A Empresa de Base Comunitária (EBC) Bauana produz óleos e derivados florestais com apoio da FAS, Fundo Amazônia/BNDES, SAP e Fundo Newton.
“A EBC é parte de uma história que nasce da luta das comunidades extrativistas do Juruá, anos atrás. Mais recentemente, em 2014, fizemos o curso técnico em produção sustentável, que abriu uma porta para a gente. Agora, com empresa, temos acesso a equipamentos e outras ferramentas para facilitar nossas vendas”, explica Mailson.

O empreendimento é uma das cinco iniciativas incubadas pela Incubadora de Negócios Sociais e Sustentáveis da FAS, que tem como finalidade fornecer um conjunto de soluções para auxiliar os empreendedores de Unidades de Conservação (UC). A ação oferta uma plataforma de soluções para tornar empreendimentos inovadores bem sucedidos, em parceria com a Fundo Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Fundo Newton.

“Ano passado a EBC Bauana produziu 660 kg de manteiga de murumuru, que foram vendidas para grandes empresas cosméticas. Esperamos em 2017 aprimorar a fabricação de sabonetes e outros produtos, além de estimular a melhoria da gestão, o que ampliará o acesso ao mercado”, comenta Wildney Mourão, coordenador do Programa de Empreendorismo da FAS.