Ribeirinhos da RDS do Piranha entregam ao IPAAM plano para manejo de jacaré - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Ribeirinhos da RDS do Piranha entregam ao IPAAM plano para manejo de jacaré

Ribeirinhos da RDS do Piranha entregam ao IPAAM plano para manejo de jacaré
março 3, 2019 FAS

Ribeirinhos da RDS do Piranha entregam ao IPAAM plano para manejo de jacaré

03/03/2019

Uma espécie em abundância em rios e lagos do interior do Amazonas, o jacaré pode ser uma fonte de geração de renda sustentável para centenas de famílias ribeirinhas do estado. Além da viabilidade econômica, a comercialização da carne, apreciada na culinária, e do couro, admirado no mercado da moda, podem ajudar no equilíbrio da superpopulação do réptil na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Piranha, zona rural de Manacapuru-AM (103 km de Manaus)
Observando esse potencial, moradores da Unidade de Conservação (UC) estiveram em Manaus essa semana para apresentar o plano de manejo da jacaré desenhado dentro da reserva. Nesta sexta-feira (01), eles entregaram o documento nas mãos do presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Juliano Valente.
A elaboração do plano contou com apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (IDAM), e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa (IDS Fonte Boa).
Segundo o documento, aprovado junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o estoque atual dos lagos da RDS do Piranha gira em torno de 80 mil jacarés, dos quais, se aprovados, terão 10% explorados. O plano prevê regras: além da cota estabelecida, os jacarés deverão ter tamanho mínimo para abate, o que permitirá que os filhotes alcancem idade para reprodução.
“Nós do Piranha vemos o jacaré como oportunidade dos nossos rios e lagos, e entendemos que pode ser uma chance para que as famílias possam gerar renda agregando valor para a comunidade. É possível conservar e produzir, e as comunidades sabem como fazer isso.”, explicou o presidente da Cooperativa de Produtores e Extrativistas do Piranha (CPEP).
Para o presidente do IPAAM, Juliano Valente, o manejo de jacaré é uma das pautas da agenda da nova gestão do instituto, que tem por objetivo apoiar produções aliadas à conservação.
“Essa agenda está na pauta do IPAAM e vamos estudá-la para promover a sustentabilidade para as famílias do Amazonas. Vamos analisar tecnicamente o plano, discutir com a comunidade os desafios e caminhar juntos”, destacou o presidente do Instituto, Juliano Valente.
Para o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, a entrega do plano simboliza o amadurecimento de uma discussão de vários anos.
“O manejo do jacaré é uma pauta antiga que vem sendo trabalhada há muito tempo pela FAS nas diferentes áreas onde atuamos. É motivo de grande satisfação ver que a situação do manejo na RDS do Piranha está madura e esperamos que tenha resultados concretos nos próximos meses. Isso será um marco histórico para o desenvolvimento sustentável do Amazonas”, enfatizou o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana.
Segurança
O manejo sustentável de jacaré será realizado com segurança e procedimentos de qualidade. Os ribeirinhos usarão Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a captura, bem como tratarão os jacarés em unidades especializadas de evisceramento. A ação conta com apoio do Programa de Geração de Renda da FAS, com apoio do Fundo Amazônia/BNDES.