Ribeirinhos da RDS do Uatumã participam de treinamento de mecânica básica : FAS Amazônia
16/08/2017
Outros

Ribeirinhos da RDS do Uatumã participam de treinamento de mecânica básica


Em uma região cercada pelo Rio Uatumã o principal acesso é feito através de pequenos barcos que conduzem diariamente moradores que aprenderam a operar motores complexos através do conhecimento popular. Mas esse cenário tão distinto passou uma transformação que deve melhorar a realidade de seus moradores. No dias 20 e 21 de junho a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada a 330 km de Manaus, nos municípios de Itapiranga e São Sebatião do Uatumã, sediou o curso de Mecânica básica de motor estacionário e gerador, promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Moto Honda da Amazônia.
O curso capacitou 16 moradores das comunidades que vivem no entorno da RDS e teve a duração de 16 horas, das quais os alunos puderam ter noções básicas de mecânica. De acordo com Alexandre Augusto de Souza, instrutor do curso, trazer a capacitação para a comunidade ribeirinha é uma forma de  contribuir com a realidade da região fazendo com que os moradores obtenham maior desempenho e durabilidade dos motores rabeta.
O conhecimento adquirido durante o curso motivou os moradores que já fazem planos para o futuro. O agricultor Joilson Mendes, 23, viu no curso uma oportunidade de abrir uma oficina para atender os moradores que precisem de reparos em seus motores.  Já  para o barqueiro Sandro Farias, 41, o curso serviu como um forma de entender mais como funciona um motor e com isso evitar futuros danos que possam colocar em risco a vida dos passageiros.

Edenizia do Santos, barqueira de Itapiranga. Foto: Dirce Quintino


Única mulher a participar do curso, a barqueira Edenizia dos Santos, 27, acredita que o curso servirá para aperfeiçoar a sua rotina de trabalho. Edenizia  já atua como barqueira há 3 anos, o que a levou a ser selecionada para  trabalhar para Prefeitura de Itapiranga onde conduz diariamente crianças da comunidade Cesaréia para a escola. Após concluir o curso, Edenizia já pensa em retomar os estudos que foram interrompidos na 6ª série.  “Quero voltar a estudar, repassar o conhecimento deste curso para meus filhos e quem sabe cursar uma faculdade”, planeja.
Esta foi a segunda vez que a FAS promove em parceria com a Honda o curso de mecânica básica  para a população ribeirinha . A primeira comunidade beneficiada com a capacitação foi o Núcleo de Conservação Márcio Ayres, em Mamirauá, e no segundo semestre deste ano está previsto a realização do curso em outra localidade.
Confira abaixo o vídeo sobre a capacitação: