Ribeirinhos da RDS do Uatumã participam de treinamento de mecânica básica - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Ribeirinhos da RDS do Uatumã participam de treinamento de mecânica básica

Ribeirinhos da RDS do Uatumã participam de treinamento de mecânica básica
agosto 16, 2017 FAS

Ribeirinhos da RDS do Uatumã participam de treinamento de mecânica básica

16/08/2017

Em uma região cercada pelo Rio Uatumã o principal acesso é feito através de pequenos barcos que conduzem diariamente moradores que aprenderam a operar motores complexos através do conhecimento popular. Mas esse cenário tão distinto passou uma transformação que deve melhorar a realidade de seus moradores. No dias 20 e 21 de junho a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada a 330 km de Manaus, nos municípios de Itapiranga e São Sebatião do Uatumã, sediou o curso de Mecânica básica de motor estacionário e gerador, promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Moto Honda da Amazônia.
O curso capacitou 16 moradores das comunidades que vivem no entorno da RDS e teve a duração de 16 horas, das quais os alunos puderam ter noções básicas de mecânica. De acordo com Alexandre Augusto de Souza, instrutor do curso, trazer a capacitação para a comunidade ribeirinha é uma forma de  contribuir com a realidade da região fazendo com que os moradores obtenham maior desempenho e durabilidade dos motores rabeta.
O conhecimento adquirido durante o curso motivou os moradores que já fazem planos para o futuro. O agricultor Joilson Mendes, 23, viu no curso uma oportunidade de abrir uma oficina para atender os moradores que precisem de reparos em seus motores.  Já  para o barqueiro Sandro Farias, 41, o curso serviu como um forma de entender mais como funciona um motor e com isso evitar futuros danos que possam colocar em risco a vida dos passageiros.

Edenizia do Santos, barqueira de Itapiranga. Foto: Dirce Quintino


Única mulher a participar do curso, a barqueira Edenizia dos Santos, 27, acredita que o curso servirá para aperfeiçoar a sua rotina de trabalho. Edenizia  já atua como barqueira há 3 anos, o que a levou a ser selecionada para  trabalhar para Prefeitura de Itapiranga onde conduz diariamente crianças da comunidade Cesaréia para a escola. Após concluir o curso, Edenizia já pensa em retomar os estudos que foram interrompidos na 6ª série.  “Quero voltar a estudar, repassar o conhecimento deste curso para meus filhos e quem sabe cursar uma faculdade”, planeja.
Esta foi a segunda vez que a FAS promove em parceria com a Honda o curso de mecânica básica  para a população ribeirinha . A primeira comunidade beneficiada com a capacitação foi o Núcleo de Conservação Márcio Ayres, em Mamirauá, e no segundo semestre deste ano está previsto a realização do curso em outra localidade.
Confira abaixo o vídeo sobre a capacitação: