Schneider Electric e Fundação Amazonas Sustentável iniciam ações de parceria - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Schneider Electric e Fundação Amazonas Sustentável iniciam ações de parceria

Schneider Electric e Fundação Amazonas Sustentável iniciam ações de parceria
outubro 5, 2011 FAS

Schneider Electric e Fundação Amazonas Sustentável iniciam ações de parceria

05/10/2011

A  Schneider Electric, especialista global na gestão de energia e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), iniciaram essa semana, um levantamento sobre as demandas energéticas em 12 comunidades ribeirinhas às margens do Rio Negro, no Amazonas. Na ocasião, representantes da FAS, da Schneider Electric e do SENAI – parceiro do projeto – visitarão essas comunidades com o objetivo de desenvolver um diagnóstico da situação energética em áreas isoladas do Amazonas. Esse levantamento é uma das ações inseridas na parceria entre a empresa e a Fundação para desenvolver capacitações nas comunidades pertencentes às Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Amazonas.

A elaboração desse diagnóstico será usada como base para a formatação do curso de agentes de eletricidade, uma das ações já firmadas entre Schneider Electric e FAS. Esse programa terá como foco treinar cerca de 1.000 pessoas em 572 comunidades atendidas pelo Programa Bolsa Floresta e capacitá-las sobre as boas práticas de utilização e segurança dos geradores de energia comunitário.  

Destaque também para o “Programa BipBop”. A iniciativa tem como propósito levar o curso de Introdução à eletricidade básica residencial, projeto já em andamento em todo o Brasil, aos moradores das Unidades de Conservação do Amazonas (UCs) do Estado do Amazonas.

“Esse trabalho será piloto para chegarmos a uma ‘comunidade ideal’ ajudando a enfrentar um problema histórico nas comunidades ribeirinhas do Amazonas: a questão de energia nas áreas isoladas”, afirma o superitendente geral da FAS, Virgílio Viana.

A atuação social da companhia envolverá, ainda, o grupo de voluntários, que participará da promoção e comercialização de artesanato manufaturado pela população ribeirinha das UCs onde a FAS atua.

Comunidade do Tumbira, na RDS Rio Negro, recebeu novos equipamentos, além de instruções do SENAI, parceiro do projeto

Sobre a Schneider Electric

Como especialista global na gestão de energia e com operações em mais de 100 países, a Schneider Electric oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado, obtendo posições de liderança em energia e infraestrutura, processos industriais, automação predial, data centers/networks, bem como forte presença em aplicações residenciais. Com o objetivo de oferecer energia mais segura, confiável e eficiente, a empresa, com mais de 110.000 colaboradores em todo o mundo, atingiu em 2010 um faturamento de 19,6 bilhões de euros, através de seu firme compromisso em ajudar as pessoas e organizações a “fazerem o máximo da sua energia”. Mais informações em www.schneider-electric.com.br ou pelo call center Schneider Electric: 0800 7289 110 ou (11) 3468-5791.

Sobre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS)

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição sem fins lucrativos, não governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes nas Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), que é o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Site http://fas-amazonia.org