SDSN Amazônia realiza encontro sobre desenvolvimento sustentável com cientistas da América Latina - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

SDSN Amazônia realiza encontro sobre desenvolvimento sustentável com cientistas da América Latina

SDSN Amazônia realiza encontro sobre desenvolvimento sustentável com cientistas da América Latina
dezembro 4, 2014 FAS

SDSN Amazônia realiza encontro sobre desenvolvimento sustentável com cientistas da América Latina

04/12/2014

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazon), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), promoverá um encontro de renomados cientistas em Manaus para discutir papel e a contribuição da ciência na definição de alternativas de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. A iniciativa reunirá os presidentes de seis Academias de Ciências da América Latina, e acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, no Auditório Lidia Parisotto, sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro.
A SDSN Amazon é uma iniciativa secretariada pela FAS que visa mobilizar o conhecimento existente na busca por soluções práticas para os problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Através da mobilização de universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, empresas e outros centros de conhecimento, esta rede procura contribuir para o desenho e futuro monitoramento da implementação da Agenda do Desenvolvimento Pós-2015, a ser definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Serão realizadas duas consultas à comunidade científica. A primeira ocorrerá na tarde do dia 5/12, tendo como tema “Ciência e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Contando com a participação dos presidentes das Academias de Ciências dos países amazônicos – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela – entre outros convidados, esta consulta discutirá o papel e a contribuição potencial da ciência para a definição de alternativas de desenvolvimento para a Amazônia. Contando com o apoio da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), os participantes debaterão estratégias para a mobilização e engajamento das instituições de pesquisa na região, visando à construção de uma agenda sustentável de desenvolvimento regional.
O segundo processo de consulta será realizado na manhã do dia 6/12 e terá como tema “Desafios, Oportunidades e Contribuições para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Nesta consulta os participantes debaterão temas como: principais desafios de pesquisa na região nos próximos cinco anos; desafios para pesquisadores e institutos de pesquisa na Amazônia; cooperação científica visando o desenvolvimento regional sustentável; soluções inovadoras para os problemas regionais; e a contribuição efetiva que a rede SDSN-Amazônia pode oferecer para a comunidade científica regional, e vice-versa.
O propósito fundamental é que estes dois processos de consulta contribuam para a formulação do plano estratégico da SDSN-Amazônia e a mobilização da comunidade científica regional, visando o desenvolvimento de um paradigma sustentável de desenvolvimento para a Amazônia.
Os eventos são gratuitos e abertos ao pUblico, mediante inscrição pelo email [email protected]. Por favor, coloque no assunto SDSN-MANAUS.