Secretário de Educação do Amazonas recebe alunos dos Núcleos da FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Secretário de Educação do Amazonas recebe alunos dos Núcleos da FAS

Secretário de Educação do Amazonas recebe alunos dos Núcleos da FAS
setembro 25, 2012 FAS

Secretário de Educação do Amazonas recebe alunos dos Núcleos da FAS

25/09/2012

Alunos dos seis NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) estão em Manaus, desde o dia 22, para compartilhar pela primeira vez de uma experiência ímpar de conhecimento e cultura. Eles participam, até o dia 27,  do I Intercâmbio de Saberes, uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) que reUne cerca de 40 participantes, entre alunos e professores. O objetivo da atividade é promover a troca de experiências sobre o ensino e a vida em comunidade, aperfeiçoando o aprendizado e valorizando a cultura local. Como parte da programação, neste dia 24, os alunos foram recebidos pelo secretário de Educação e Qualidade de Ensino, Rossieli Soares.

Vindos das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) do Rio Negro, Mamirauá, Juma, Uatumã e Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, os alunos contam com uma programação que abrange educação e cultura, incluindo visitas a importantes espaços e instituições relevantes para o desenvolvimento e história do Estado do Amazonas.

Nesta segunda, 24, eles puderam conhecer o Centro de Mídias da SEDUC, onde são produzidas em tempo real as aulas assistidas nos NCSs da FAS. O Centro atende 34 mil alunos em todo o Estado, ganhando sete prêmios nacionais e três internacionais desde sua criação, 2007. As aulas são transmitidas via satélite, possibilitando que remotas localidades do Estado tenham lições de qualidade e em tempo real.

Alunos conheceram Centro de Mídias da Seduc, em Manaus (Comunicação/FAS)

O Secretário de Estado da Educação e Qualidade de Ensino, Rossieli Soares, fez questão de recebê-los pessoalmente e do gabinete, salientou a importância do evento.

“Nós da Seduc estamos muito felizes com a visita deles. Nossa parceria com a FAS é uma das mais legais, onde nós atendemos comunitários de diferentes reservas com uma qualidade de ensino. Vê-los aqui simboliza uma vitória pra história do Amazonas, que tem superado a cada dia cada dificuldade pra tornar a vida dos ribeirinhos com maior qualidade”, comenta.

Uma visita ao Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA) inaugurou as atividades da excursão, no domingo, dia 23. Ainda na segunda-feira, 24, os alunos conheceram a sede da FAS e trocaram experiências sobre o lugar que vivem. Eles foram apresentados a realidade dos outros NUcleos, espaços de sustentabilidade espalhados pelo Amazonas.

Para participar da iniciativa foram selecionados cinco alunos e um professor de cada NUcleo, por meio de um edital lançado em julho deste ano. Os melhores estudantes foram avaliados seguindo alguns critérios. Primeiro, um concurso de elaboração da bandeira, o símbolo do lugar onde estudam. Depois, o aproveitamento das disciplinas, aliadas a participação e envolvimento nas atividades na escola e no comportamento escolar em sala de aula. Para a seleção dos professores,  foi proposta uma redação,  com tema correlacionado a realidade local.

Para conhecerem também os problemas da cidade, os alunos visitaram ainda um igarapé degradado do centro urbano, quando puderam comparar com os imponentes e conservados rios de suas comunidades.

Até o dia 27, eles ainda conhecerão as instalações da empresa Samsung da Amazônia, uma das parceiras da FAS e participarão do Projeto Escola Cinemark, que já levou mais de 1.400 alunos de escolas pUblicas para a frente das telonas.

Centros de educação diferenciados

Os NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS) são centros de educação diferenciados voltados para a realidade socioambiental do Amazonas. A disposição dos alunos estão salas de aula, alojamentos, bibliotecas e posto de saUde. Construídos pela Fundação, já foram contempladas as RDSs do Rio Negro, Juma, Uatumã, Mamirauá e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro.

Fortalecendo a educação, um novo NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) está em fase final de construção na Comunidade do Bauana, na RDS Uacari. As obras são fruto de uma parceria entre FAS e o Grupo HRT, que apoia as atividades da FAS na Reserva. Um segundo NUcleo está em fase inicial de construção. Com os dois espaços, a intenção é beneficiar diretamente alunos de 44 comunidades do município de Carauari.