Segunda edição do FUÁ celebra Dia do Meio Ambiente na sede da FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Segunda edição do FUÁ celebra Dia do Meio Ambiente na sede da FAS

Segunda edição do FUÁ celebra Dia do Meio Ambiente na sede da FAS
junho 8, 2016 FAS

Segunda edição do FUÁ celebra Dia do Meio Ambiente na sede da FAS

08/06/2016

Com a proposta de reunir meio ambiente, cultura e arte em Manaus, a segunda edição do projeto FUÃ (Feira Urbana de Alternativas) aconteceu no Ultimo domingo (5), na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). O evento fez parte da programação comemorativa da Semana de Meio Ambiente, e movimentou o bairro do Parque Dez com exposições fotográficas, debates, feira de criatividade e de alimentos livres de agrotóxicos.

Foram realizadas atividades relacionadas a arte, fotografia, gastronomia, rodas de conversa, yoga, brechós, shows musicais da banda Tucumanus e Orquestra Puxirum, feira de alimentos sem agrotóxicos, entre outras atrações. O FUÃ também promoveu um debate sobre a importância de uma agenda socioambiental para Manaus, pelo Movimento Ficha Verde, e uma mesa redonda com fotojornalistas sobre a importância da fotografia na comunicação de meio ambiente, com a participação de grandes nomes da fotografia da Amazônia.

“Ã? preciso construir uma agenda conjunta com a sociedade, e o fotojornalismo pode contribuir trazendo as demandas de meio ambiente que muitas vezes são deixadas de lado pelos vários setores da sociedade”, destacou o fotógrafo Ricardo Oliveira.

Uma das novidades da segunda edição foi a feira de produtos orgânicos, realizada em parceria com produtores rurais do município de Rio Preto da Eva-AM. O FUàtambém contou com coleta seletiva, em parceria com uma associação de catadores de Manaus, além do incentivo aos participantes a usar transporte coletivo e evitar descartáveis. “Fizemos uma campanha pedindo que cada pessoa ‘adote’ um copo no dia do evento, trazendo de casa. Ã? uma maneira de gerar menos resíduos e poluir menos o meio ambiente”, explicou Sissy Mendes, co-fundadora da CasaCinco.

Realizado em parceria entre a FAS, CasaCinco e o cantor e compositor Marcelo Nakamura, o FUÃ tem como principal objetivo fomentar um novo pensamento, buscando nos relacionar uns com os outros e com o meio ambiente e estimulando a melhoria na qualidade de vida através de suas atividades.

“O FUÃ vem se posicionando na agenda de Manaus, trazendo um olhar atencioso sobre as pessoas que ajudam a construir a cultura e a arte locais. A FAS se orgulha de abrir suas portas e ajudar nessa redescoberta da vida urbana da cidade, trazendo as pessoas para um diálogo sobre sustentabilidade e a Manaus que queremos “, disse uma das organizadoras do evento, Paula Gabriel.

Todas as atividades são baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU no final de 2015, e nos ideiais que permeiam a sustentabilidade.