Seminário: "Economia verde na Amazônia: Desafios e Oportunidades Rumo à Rio + 20" - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Seminário: “Economia verde na Amazônia: Desafios e Oportunidades Rumo à Rio + 20”

Seminário: “Economia verde na Amazônia: Desafios e Oportunidades Rumo à Rio + 20”
outubro 26, 2011 FAS

Seminário: “Economia verde na Amazônia: Desafios e Oportunidades Rumo à Rio + 20”

26/10/2011

Neste dia 27 de outubro, especialistas em sustentabilidade reconhecidos internacionalmente estarão em Manaus discutindo desafios e potenciais avanços à serem propostos na Rio + 20,  a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável. Os participantes poderão conferir palestras e paineis a partir das 8h, no Hotel Quality, na Av. Mário Ypiranga, 1.090, Adrianópolis. 

Confira a programação completa do evento:

Data: 27 de outubro de 2011

Horário: 8h às 18h30m

Local: Hotel Quality

Endereço: Av. Mario Ypiranga, 1.090 (antiga Recife) – Bairro Adrianópolis – Manaus – AM

Objetivo: Analisar as oportunidades e os desafios para a economia verde e debater o atual modelo de desenvolvimento da Amazônia, diante dos desafios das mudanças climáticas globais e das discussões rumo à Rio+20.

 

Programa

08h00 às 08h20 – Credenciamento 

08h20 às 08h30m – Leitura do texto de boas-vindas feita pelos técnicos da SUFRAMA

8h30m às 8h50m – Abertura: Senador Eduardo Braga

 

PAINEL 1

Painel 1:  A AMAZÔNIA E A ECONOMIA VERDE: O CENÁRIO REGIONAL.

08h50m – Composição da Mesa / Checagem das palestras nas mídias

Moderador do Painel 1

Denis Minev, Diretor Financeiro da Bemol e Fogás, Bacharel em Economia e Mestre em Estudos Latino Americanos pela Stanford University, MBA pela Wharton School, ex Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas e conselheiro da Fundação Amazonas Sustentável.

Relator do Painel 1

Bruno Boni de Oliveira, Presidente do Instituto Eco Amazônia. Bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC – RJ, com forte experiência em desenvolvimento de projetos econômicos e socioambientais na Amazônia.

 

PALESTRAS

 

09h às 09h20m

Palestra 1 – “Planejamento e gestão de políticas públicas para a consolidação da economia verde no Estado do Amazonas”. Marcelo Lima, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado do Amazonas; Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas/RJ.

 

09h20m às 09h40m

Palestra 2 – “Como as empresas do Pólo Industrial de Manaus podem contribuir para o desenvolvimento da economia verde”. Wilson Perico, Presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas – CIEAM, Diretor industrial da Thomson, Tecnólogo eletrônico e graduado em economia pela Universidade Mackenzie.

 

09h40m às 10h

Palestra 3 – “REDD no Brasil: um enfoque Amazônico”. Bernhard J. Smid, Supervisor de Políticas Públicas no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, Mestrado em Comércio Internacional pela Munich Business School, Alemanha, MBA em Comércio Exterior e Negociações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, e  especialização em meio-ambiente pela HafenCity University Hamburg, e o International Carbon Action Partnership.

 

10h às 10h20m

Palestra 4 – “PPPs e concessões – A experiência de outras regiões aplicadas à Amazônia”. Fernando Albino, sócio fundador de Albino Advogados Associados. Doutor em Direito Econômico pela USP e pela PUC, mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e mestre em Direito pela Universidade de Nova York.

 

10h20m às 10h40m

Palestra 5 – “A economia verde e a organização da produção da sociobiodiversidade da Amazônia. Roberto Vizentin,  Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente – MMA; Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Mato Grosso; Doutorando em Agroecologia, Sociologia e Desarrollo Rural Sustentable, pela Universidade de Córdoba, na Espanha.

 

10h40m às  11h

Palestra 6 – “HRT: Os desafios do setor de óleo e gás para um Amazonas sustentável ”.José Paulo Kastrup, Gerente de Sustentabilidade e Relações Externas da HRT Oil and Gas. Mestrado em Direito Ambiental Internacional pela University of Washington em Seattle, WA, USA; MBA em Gestão de Negocios no Setor de Óleo e Gás no Instituto Brasileiro de Petróleo – IBP.

 

11h às 11h30m – Debates

11h30m à 12h – Síntese  e Conclusões

 

 

12h  às 14h – Intervalo para almoço

 

PAINEL 2

Painel 2 – ECONOMIA VERDE: A AMAZÔNIA RUMO À RIO+20 

14h – Composição da Mesa / Checagem das palestras nas mídias – Moderador do Painel 02.

Moderador: Neliton Marques, Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Amazonas, mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, e doutor em Entomologia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP.

 

Relator: Roberto Vámos – Sócio-Diretor da Brasil/S – Soluções em Sustentabilidade; Diretor de Conteúdo do Fórum Mundial de Sustentabilidade; Representante no Brasil do The Climate Reality Project. Mestrado em Gestão Ambiental pela Yale University e especialista em sustentabilidade empresarial, pesquisador sobre valor de produtos e serviços ambientais.

 

PALESTRAS

 

14h10m às 14h30m

Palestra 1 – “ Conclusões preliminares do processo de diálogos nacionais sobre economia verde ”. Aron Belinky, Coordenador de Projetos Internacionais, Vitae Civilis, especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade Socioambiental, formado em Geografia pela USP e Administração Pública pela FGV-SP.

 

14h30 às 14h50m

Palestra 2 – “A economia verde na perspectiva das instituições internacionais”. Steve Bass, Green Economy, International Institute for Environment and Development – IIED. Mestrado em Engenharia Florestal e sua Relação com Gestão Territorial, Oxford University, Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade de Oxford.

 

14h50m 15h10m

Palestra 3 – “A economia verde na perspectiva Amazônica”. Virgílio Viana, Superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável – FAS; PhD em Biologia da Evolução pela Universidade de Harvard e Pós Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida.

 

15h10 às 15h30m

Palestra 4 – “A economia verde: A perspectiva brasileira nas negociações internacionais”. André Corrêa do Lago, Embaixador. Negociador-chefe do Ministério das Relações Exteriores para a Conferência Rio + 20.

 

15h30 às 15h50m – Intervalo e coffee break

 

16h50m às 16h10m

Palestra 5 – “O PIM no contexto do Rio-92: oportunidades”. José Alberto da Costa Machado, Coordenador de Pesquisa em Sociedade, Ambiente e Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Professor Associado do Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Doutor em Desenvolvimento Socioambiental, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (1990), Graduado em Administração de Empresas.

 

16h10m às 16h30m

Palestra 6 – “Ciência, tecnologia e inovação para a economia verde: o papel da cooperação internacional”. Adalberto Val, Diretor do INPA, Pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica no Canadá.

 

16h30m às 16h50m

Palestra 7 – “A economia verde e as comunidades tradicionais da Amazônia: desafios e perspectivas”. Carlos Gabriel Koury, Secretário Executivo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – IDESAM;  Engenheiro Florestal, Especialista em Ciências de Florestas Tropicais.

 

16h50 às 17h 20m – “A economia verde para todos: Desenvolvimento, mudanças do clima e serviços ambientais no Amazonas”. João Henrique Souza Talocchi, Coordenador  do centro Estadual de Mudanças Climáticas – CECLIMA, Bacharel em Ciências Biológicas pela USP.

 

17h20m às 17h40m – Encerramento: Governador do Amapá – Camilo Capiberibe.

 

17h40m às 18- Debates

18h às 18h30 – Síntese  e Conclusões