Seminário em Manaus aponta caminhos para a Rio + 20 : FAS Amazônia
28/10/2011
Outros

Seminário em Manaus aponta caminhos para a Rio + 20


A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) abriu as discussões sobre sustentabilidade na edição 2011 da Feira Internacional da Amazônia. Na última quinta-feira (27), especialistas em desenvolvimento sustentável reconhecidos internacionalmente participaram do Seminário: “Economia verde na Amazônia: Desafios e Oportunidades Rumo à Rio + 20”, apresentando desafios e potenciais avanços a serem propostos na Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, que será realizada em 2012.

O evento contou com a participação de instituições de várias partes do Brasil e do mundo, responsáveis pelo avanço da temática ambiental nos últimos anos. Dentre eles, o coordenador de sustentabilidade do Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento – IIED, Steve Bass.

Bass enfatizou a possibilidade do Brasil ser uma liderança mundial no tema de economia verde, tanto do ponto de vista de seu capital natural, como também para a promoção de investimentos ambientalmente responsáveis. “No cenário atual, apostar em sustentabilidade na Amazônia é solucionar problemas de grandeza mundial”, comentou o coordenador.

O superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana, expôs em palestra os desafios da Amazônia na execução de projetos sustentáveis. Para Virgílio, transformar o potencial natural dessa região em geração de renda deve ter como estratégia o “esverdeamento” de atividades madeireiras, de piscicultura, agricultura, além da valorização do potencial turístico local.

“Estamos falando de uma floresta com alto potencial natural, que pode servir com facilidade para o turismo. A Amazônia é uma região riquíssima em potencialidades turísticas, de destaque no mundo inteiro. Precisamos fazer com que governo e iniciativa privada caminhem juntos para que essa paisagem seja valorizada da forma que está hoje, em pé”, comentou o superintendente.

Especialistas em sustentabilidade debateram possíveis avanços para a Rio + 20 (Comunicação/FAS)

Mais sustentabilidade na FIAM

A edição 2011 Feira Internacional da Amazônia acontece de 26 a 29 de outubro, no Studio 5 Centro de Convenções. Durante os quatro dias de evento, o público poderá conferir as últimas novidades fabricadas com a alta tecnologia do Pólo Industrial de Manaus (PIM). Um stand da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) expõe experiências bem sucedidas na promoção de desenvolvimento sustentável no interior do Estado, utilizando como exemplo o Programa Bolsa Floresta, que incentiva diretamente cerca de 35 mil pessoas em 15 Unidades de Conservação (UCs).