Seminário sobre Mudanças Climáticas em Rondônia - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Seminário sobre Mudanças Climáticas em Rondônia

Seminário sobre Mudanças Climáticas em Rondônia
fevereiro 23, 2010 FAS

Seminário sobre Mudanças Climáticas em Rondônia

23/02/2010

O superintendente técnico-científico da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) , João Tezza Netto, fará a palestra de abertura do I Seminário Amazônico sobre Sequestro Florestal de Carbono e Mudanças Climáticas, a ser realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro , no auditório do ILES/ULBRA, em Porto Velho (RO).  O evento visa preparar gestores e demais profissionais para os projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

João Tezza discorrerá sobre exemplos exitosos implementados pela FAS no estado do Amazonas, como é o caso do Programa Bolsa Floresta e o projeto de REDD da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, no município de Novo Aripuanã.

João Tezza durante Simpósio de REDD, em Manaus (Crédito Monick Maciel)

Superintendente técnico-científico da FAS, João Tezza Neto

Esse será um dos primeiros eventos pós-Copenhague (COP-15) sobre o tema. Trata-se de uma A iniciativa da Associação Rondoniense de Engenheiros Florestais (AREF) e da Agência ECO Eventos, Comunicação & Sustentabilidade, com apoio institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Governo do Estado de Roraima, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (SEAGRI), prefeitura de Porto Velho, OAB/RO, CREA/RO, Santo Antônio Energia, CERON, entre outras empresas e instituições.

De acordo com o coordenador do evento, Paulo S. Oliveira, o seminário tem como objetivo promover o intercâmbio e a atualização de informações sobre as Mudanças Climáticas e o Seqüestro Florestal de Carbono na Amazônia; além de subsidiar profissionais e gestores públicos e privados na tomada de decisões estratégicas; conhecendo sobre o mecanismo REDD (sigla em inglês para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) e as oportunidades de negócios através de projetos MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo).

Na programação do evento haverá casos de sucesso de projetos REDD e projetos MDL em funcionamento em diversos municípios do País. Para finalizar a programação haverá um mini-curso sobre elaboração de projetos de carbono.

Entre os palestrantes, também estará Flávio Lucas de Menezes, presidente do Comitê de Estudos sobre o Mercado de Carbono da OAB/SP, que fará uma palestra com o tema: Principais Questões Jurídicas e Desafios Futuros para a implantação do Mercado Brasileiro de Reduções de Emissões MBRE.

Serviço:

Para informações e inscrições entrar em contato com Flávia Gutierrez ou Paulo S. Oliveira, ou ainda pelo site: www.seminarioco2.com.br ou na sede da AREF, pelos telefones: (69) 3224-5021 / 9954-7797 / 9246-1803 / 9983-0056 ou por e-mail: [email protected] / [email protected].