Senador republicano dos Estados Unidos visita RDS do Juma - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Senador republicano dos Estados Unidos visita RDS do Juma

Senador republicano dos Estados Unidos visita RDS do Juma
março 27, 2009 FAS

Senador republicano dos Estados Unidos visita RDS do Juma

27/03/2009

 


Raquel Luna ao lado do senador Corker, seguido pelo titular da Seplan, Denis Minev e o
coordenador do Ceuc, Domingos Macedo caminham em Boa Frente (Foto: Mauricio Adu)
 
O Senador norte americano Robert “Bob” Corker visitou a comunidade de Boa Frente, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, no município de Novo Aripuanã, no dia 21 de março, sábado. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – SEPLAN, liderada pelo titular, Denis Minev. A presença do Senador Corker foi além da divulgação do projeto Juma, considerada pelos especialistas envolvidos como vital para o encaminhamento internacional dos planos de mitigação das mudanças climáticas.
 
Líder republicano pelo estado do Tennessee, Corker desempenha papel chave no desenvolvimento de políticas de mudanças climáticas em seu país e trouxe acompanhantes que representavam a embaixada americana no Brasil,  além de assessores de seu governo.O propósito da visita foi visitar um projeto de REDD já em andamento com o intuito de avaliar as diferentes questões técnicas e metodológicas envolvidas, para tomar decisões mais concretas na formulação das propostas para o país norte americano.
 
A FAS acompanhou toda a visita com a presença do diretor administrativo-financeiro, Luiz Villares; da coordenadora de campo do projeto, Raquel Luna; da analista de projetos especiais, Thais Megid, do assistente de projetos em Agroecologia e Permacultura, Mauricio Adu; e do encarregado das obras realizadas pela FAS, José Coelho.
 
Durante sua breve passagem pela comunidade, “Bob” assistiu, com visível interesse, a uma apresentação sobre a FAS e seus programas, curioso pelos detalhes de sua implantação. Na visita e apresentação também estiveram presentes Domingos Macedo e Roberson Alencar, representando o Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS).
 
Durante a caminhada pela floresta e conversas com participantes do projeto, a autoridade norte americana conheceu, ainda, como a implantação avança na prática dentro da realidade local. Com todas essas novas informações, o senador volta ao seu país para dar prosseguimento aos trabalhos na área de mudanças climáticas, negociações que exercem influências para as atividades da FAS no que diz respeito a negociações de carbono. 
 
Colaboraram
 
Luiz Villares e Raquel Luna