Senador republicano dos Estados Unidos visita RDS do Juma : FAS Amazônia
27/03/2009
Outros

Senador republicano dos Estados Unidos visita RDS do Juma


 


Raquel Luna ao lado do senador Corker, seguido pelo titular da Seplan, Denis Minev e o
coordenador do Ceuc, Domingos Macedo caminham em Boa Frente (Foto: Mauricio Adu)
 
O Senador norte americano Robert “Bob” Corker visitou a comunidade de Boa Frente, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, no município de Novo Aripuanã, no dia 21 de março, sábado. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – SEPLAN, liderada pelo titular, Denis Minev. A presença do Senador Corker foi além da divulgação do projeto Juma, considerada pelos especialistas envolvidos como vital para o encaminhamento internacional dos planos de mitigação das mudanças climáticas.
 
Líder republicano pelo estado do Tennessee, Corker desempenha papel chave no desenvolvimento de políticas de mudanças climáticas em seu país e trouxe acompanhantes que representavam a embaixada americana no Brasil,  além de assessores de seu governo.O propósito da visita foi visitar um projeto de REDD já em andamento com o intuito de avaliar as diferentes questões técnicas e metodológicas envolvidas, para tomar decisões mais concretas na formulação das propostas para o país norte americano.
 
A FAS acompanhou toda a visita com a presença do diretor administrativo-financeiro, Luiz Villares; da coordenadora de campo do projeto, Raquel Luna; da analista de projetos especiais, Thais Megid, do assistente de projetos em Agroecologia e Permacultura, Mauricio Adu; e do encarregado das obras realizadas pela FAS, José Coelho.
 
Durante sua breve passagem pela comunidade, “Bob” assistiu, com visível interesse, a uma apresentação sobre a FAS e seus programas, curioso pelos detalhes de sua implantação. Na visita e apresentação também estiveram presentes Domingos Macedo e Roberson Alencar, representando o Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS).
 
Durante a caminhada pela floresta e conversas com participantes do projeto, a autoridade norte americana conheceu, ainda, como a implantação avança na prática dentro da realidade local. Com todas essas novas informações, o senador volta ao seu país para dar prosseguimento aos trabalhos na área de mudanças climáticas, negociações que exercem influências para as atividades da FAS no que diz respeito a negociações de carbono. 
 
Colaboraram
 
Luiz Villares e Raquel Luna