SIDIA leva tecnologia para atuação da Fundação Amazonas Sustentável em comunidades ribeirinhas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

SIDIA leva tecnologia para atuação da Fundação Amazonas Sustentável em comunidades ribeirinhas

SIDIA leva tecnologia para atuação da Fundação Amazonas Sustentável em comunidades ribeirinhas
outubro 27, 2017 FAS

SIDIA leva tecnologia para atuação da Fundação Amazonas Sustentável em comunidades ribeirinhas

27/10/2017

O Samsung Instituto de Desenvolvimento Informática da Amazônia (SIDIA) disponibilizou em setembro 80 tablets modelo Samsung Note Pad 10.1 para a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Os equipamentos devem facilitar as atividades de coletas de dados realizadas pela organização, que leva melhoria de qualidade de vida para cerca de 40 mil pessoas no interior do estado.
A entrega foi realizada em solenidade com a presença das coordenadoras dos Programas de Educação e Saúde e Programa Bolsa Floresta (PBF), Nathalia Flores e Valcléia Solidade. O superintendente Alexandre Melo e a gerente sênior Vânia Thaumaturgo Capela representaram o SIDIA.
Os tablets serão usados em atividades de coleta de dados nas Unidades de Conservação estaduais que a Fundação atua, beneficiando em torno de 9 mil famílias moradoras dessas localidades. Apoiado pela Samsung, o Programa de Educação e Saúde da FAS busca levar acesso a direitos para estudantes ribeirinhos de zonas rurais de vários municípios do interior do estado.
“O trabalho da equipe ficará mais dinâmico, tornando digitais as ferramentas de coletas e armazenamento de dados de campo do Programa. A tabulação e o registro poderão acontecer em tempo real, melhorando a eficiência dos nossos indicadores”, aponta Nathália Flores, coordenadora do Programa.
O Programa Bolsa Floresta busca levar melhoria de qualidade de vida, iniciativas de geração de renda e empoderamento comunitário para 16 UCs. A expectativa é agilizar o processo de cadastro familiar e monitoramento das áreas atendidas pelo programa, que soma mais de 10,9 milhões de hectares de áreas protegidas.
De acordo com o superintendente Alexandre Melo, ceder os equipamentos para este projeto representa uma nova fase para a parceria entre o SIDIA e a FAS.
“Esse é o primeiro passo, pois o SIDIA também tem interesse em atuar mais ativamente na área de educação e, por isso, já estamos trabalhando em uma nova parceria com a FAS para desenvolver um aplicativo para tablets que irá auxiliar o processo de coleta de dados e o diagnóstico de nível educacional dos alunos”, celebra Melo.
Sustentabilidade no escritório e segurança de dados
Além disso, com os tablets haverá a redução de uso de papel, colaborando ainda mais com a prática da sustentabilidade dentro da organização. Para o superintendente técnico-científico da FAS, Eduardo Taveira, a nova parceria traz segurança às atividades que serão realizadas no interior do estado.
“Os tablets diminuirão os custos de coleta de dados, darão mais segurança às informações e agilizarão a tomada de decisão dos projetos aos quais a Fundação assiste, por meio do aprimoramento dos indicadores”, afirma.
Samsung e FAS
A Samsung é uma das organizações mantenedoras da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A empresa é mantenedora do Programa de Educação, dentre os quais se destacam os projetos: Incentivo à Leitura e Escrita, Repórteres da Floresta, Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas na Amazônia (Dicara), entre outros. Saiba mais sobre nossos parceiros aqui.
Sobre o SIDIA
O SIDIA – Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia é um centro de P&D localizado em Manaus, responsável por implementar soluções inovadoras para o mercado local e global por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento. Atua no desenvolvimento e qualidade de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, aplicativos para óculos de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.