Soluções sustentáveis da Amazônia para recuperação pós-pandemia são apresentadas na sede da ONU em Nova Iorque - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Soluções sustentáveis da Amazônia para recuperação pós-pandemia são apresentadas na sede da ONU em Nova Iorque

Soluções sustentáveis da Amazônia para recuperação pós-pandemia são apresentadas na sede da ONU em Nova Iorque
fevereiro 3, 2023 FAS

Soluções sustentáveis da Amazônia para recuperação pós-pandemia são apresentadas na sede da ONU em Nova Iorque

Encontro realizado pela ONU reuniu atores interessados na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

03/02/2023
Pessoas reunidas na sede da ONU em Nova Iorque, para discutir sobre soluções sustentáveis.

Nesta terça-feira, dia 31 de janeiro, a Amazônia teve voz em um evento importante realizado na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, com a apresentação de soluções sustentáveis e a contribuição dos países da bacia amazônica na recuperação das populações afetadas pela crise gerada pela pandemia da Covid-19. 

O Fórum de Parceiros 2023 do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) contou com a participação da secretária-executiva da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), Júlia Garcia. 

A SDSN Amazônia é secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS). O tema central do evento foi “Acelerando a recuperação da doença coronavírus (Covid-19) e a plena implementação da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 em todos os níveis”.  

O Fórum de Parceiros 2023 é uma agenda consultiva que reúne os estados-membros da ONU e atores-chave interessados no tema da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Sistema ONU, instituições financeiras, governos, representantes políticos, ONGs, setor privado e sociedade civil participaram do evento.  

A secretária executiva da SDSN Amazônia, Julia Garcia, destaca que o fórum se concentrou nos efeitos provocados pela crise sanitária da Covid-19 que causaram retrocesso na implementação da Agenda 2030. “Entre os principais desafios gerados pela pandemia estão o aumento da pobreza, da insegurança alimentar e a perturbação ou interrupção dos processos educativos de crianças e adolescentes. Há uma precariedade nas condições trabalhistas e uma ausência de políticas específicas para proteger grupos vulneráveis, como comunidades tradicionais, crianças e mulheres”, apontou a especialista. 

As organizações destacaram a importância da atuação de curto e médio prazo para que grupos vulneráveis participem ativamente da tomada de decisões relacionadas à implementação da Agenda 2030, assim defende a representante da SDSN Amazônia.  

Além disso, é necessário envolvimento ativo das instâncias governamentais.  

“As nações também devem se comprometer a realizar uma transição ecológica ágil e eficaz, além de reforçar a possibilidade de alianças público-privadas para lograr avanços importantes nesse momento”, complementou Julia.  

Sobre a SDSN Amazônia 

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede. A organização visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia. 

Sobre a FAS  

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia. 

 

Créditos da imagem: Júlia Garcia