Superintendente destaca ações de infraestrutura realizadas pela FAS durante evento do Banco Mundial
05/02/2025

Na última semana, o Banco Mundial em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizaram, em Manaus, o seminário “Desafios da Amazônia e Programa Amazônia Viva”. Evento com o objetivo de fortalecer a proteção da floresta amazônica e fomentar oportunidades econômicas baseadas na natureza. A superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Valcléia Lima, esteve presente no local.
Valcléia participou do painel “Amazônia Habitável” com o tema “Melhorias dos padrões de vida, inclusão social e resiliência da comunidade”. Na oportunidade, ela fez uma apresentação sobre “Projetos em andamento para infraestrutura resiliente”, baseado nas atividades realizadas pela FAS em comunidades ribeirinhas da Amazônia. De acordo com a superintendente, é importante essa troca de conhecimento com organizações que estão empenhadas em atuar pela conservação da Amazônia.
“O seminário demonstra que nada se faz sozinho. Os problemas e os desafios da Amazônia são grandes e requer grandes esforços de todos os contextos para que eles sejam, de fato, solucionados. Então ter essa transversalidade nesse ambiente onde estão governos, secretarias organizações do terceiro setor e movimentos sociais discutindo os problemas é o caminho para se chegar às soluções da qual a Amazônia precisa”, destaca a superintendente.
No fim de semana anterior, uma comitiva do Banco Mundial visitou duas comunidades que estão localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro e Puranga Conquista, para conhecer a realidade dos ribeirinhos e entende quais projetos estão sendo implementados nos locais.
Participaram do painel o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Governo do Amazonas/SEDURB), Marcellus Campelo; o pesquisador em Abastecimento de Água e Saneamento Rural do Instituto Mamirauá, João Paulo Borges Pedro; o presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas-COSAMA, Denilson Lopes Gama; a ativista Vanda Witoto, do Parque das Tribos; e a Representante da Juventude/Água e Saneamento, Lorena Jezini.
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.
Créditos de imagem: Milena Soares