Projeto de Telessaúde

SUS na Floresta

Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde em comunidades ribeirinhas do Amazonas

Sobre o Projeto

O projeto SUS na Floresta tem como objetivo fortalecer e apoiar a Atenção Primária à Saúde (APS) em comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas por meio da estruturação de um sistema de telessaúde integrado ao SUS ampliando a assistência nessas regiões.

Para isso, serão disponibilizadas estruturas físicas adequadas, incluindo sala de espera, alojamento, sala de triagem, consultórios para atendimentos presenciais e teleatendimentos, além de consultório odontológico. A iniciativa prevê a implantação de polos de telessaúde em pontos estratégicos da floresta amazônica, que oferecerão consultas presenciais, teleconsultas e atendimentos odontológicos, além de consultoria técnica para profissionais das secretarias municipais de saúde.

O projeto também prevê formação para as equipes de saúde, com consultorias técnicas em saúde digital, visando aprimorar o acesso e a qualidade do cuidado oferecido às comunidades atendidas.

As estruturas serão equipadas para garantir a continuidade e a resolutividade do cuidado nas regiões atendidas, promovendo também o treinamento em telessaúde para profissionais do SUS e ações de educação em saúde voltadas à população local.

Público-alvo

Os beneficiários do projeto, em ambos os ciclos, incluem as populações das comunidades ribeirinhas e os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de Carauari, Eirunepé, Itapiranga, Novo Aripuanã e Uarini no estado do Amazonas.

Ciclos do Projeto

Ciclo 1

5 pontos de apoio

Esse ciclo do projeto realizará a entrega de cinco pontos de apoio à saúde e um alojamento para a gestão das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas para a realização de consultas presenciais e telemediadas, além de atendimentos odontológicos para as comunidades ribeirinhas tradicionais.

Metas:
• 50 profissionais do SUS
treinados em telessaúde
• 240 teleconsultas realizadas
• 180 atendimentos odontológicos

Distribuição dos pontos:
Carauari: dois pontos de apoio à saúde
Itapiranga: um ponto de apoio à saúde
Novo Aripuanã: dois pontos de apoio à saúde
Uarini: um alojamento de apoio

Municípios: Carauari, Itapiranga, Novo Aripuanã, Uarini

Ciclo 2

RESEX Rio Gregório

Esse ciclo do projeto busca fortalecer a Atenção Básica de Saúde por meio da implementação de infraestrutura de apoio à saúde e da estruturação de ações de saúde digital integradas ao SUS.

Será disponibilizado infraestrutura adequada para consultas presenciais, telemediadas e atendimentos odontológicos instalada na comunidade Ubim, podendo atender também as comunidades de Santo Amaro, Fortaleza e Maravilha, localizadas no município de Eirunepé/AM, dentro da Reserva Extrativista (RESEX) do Rio Gregório.

Serviços oferecidos:
• Consultoria técnica em saúde digital
• Telessaúde, teleorientações, teleeducação
• Teleconsultoria para profissionais
• Webpalestras e teleorientações
• Estratégias de comunicação e transparência

Município: Eirunepé