Em 2023 e 2024, a Amazônia tem vivido secas históricas, com efeitos devastadores para o meio ambiente e, especialmente sobre os povos que habitam e cuidam do bioma. Populações ribeirinhas em áreas remotas estão entre as mais afetadas, com acesso limitado à água potável e alimentos. A Aliança Adaptação Climática é um movimento cidadão e coletivo de combate aos efeitos da crise climática na região amazônica. A iniciativa mobilizou doações de itens de primeira necessidade para as pessoas mais afetadas pela seca.
Criada em outubro de 2023, a aliança é uma idealização da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) que já conta com o apoio de 80 organizações socioambientais e representantes de centros de pesquisa na região amazônica. A iniciativa segue mapeando as áreas mais vulneráveis a eventos climáticos extremos na Amazônia para mobilizar recursos e atendimento emergencial a comunidades locais e medidas de adaptação climática. A Aliança Adaptação Climática já atendeu 12.068 pessoas em situação de vulnerabilidade no estado do Amazonas. Conheça, contribua e faça parte dessa aliança.
ESTRATÉGIAS
- Auxílio emergencial para os povos e comunidades atingidos pela temporada prolongada de seca na Amazônia, produto da crise climática.
- Monitoramento e análise periódica de variantes ambientais e climáticas para identificar tendências, mapear áreas críticas e apoiar a ação de governos federal, estaduais e municipais.
PÚBLICOS
- Povos e comunidades tradicionais que vivem em áreas criticamente afetadas pela seca na Amazônia.
- Bairros e zonas periféricas na Amazônia urbana afetados pela seca.
O IMPACTO
Até o momento, a Aliança Adaptação Climática já arrecadou doações em itens de primeira necessidade (água potável, alimentos não-perecíveis, filtros de barro, materiais para construção de sistemas de captação e tratamento de água, entre outros) para:
17
——–
territórios (Unidades de Conservação, Terras Indígenas e sedes municipais)
88
——–
localidades (comunidades, aldeias e bairros)
12.068
——–
pessoas atendidas