Treinamento em REDD - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Treinamento em REDD

Treinamento em REDD
fevereiro 12, 2010 FAS

Treinamento em REDD

12/02/2010

O Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), em parceria com a Carbon Decisions International e o Grupo Katoomba, irá realizar o primeiro curso para “Elaboração de Projetos e Atividades para Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD)”, a ser realizado em Manaus, entre os dias 22 e 25 de março, 2010. O evento conta com o apoio e a colaboração de várias instituições, entre elas a Fundação Amazonas Sustentável – FAS.

O objetivo do curso é fornecer informações de alto nível e capacitação em elaboração de projetos e atividades de REDD para tomadores de decisão e elaboradores de projetos no Brasil e demais países da América Latina, apresentando as bases teóricas e metodológicas necessárias para o desenho de projetos e iniciativas de REDD. O público alvo são ONGs, empresas privadas, pesquisadores, consultores e atores governamentais que estejam envolvidos no desenho de programas, políticas e projetos de REDD em andamento.

O curso também visa difundir conhecimentos técnicos e metodológicos que possam contribuir e aprimorar atividades, projetos, programas e iniciativas de REDD. Tais projetos já são realidade tanto no Brasil quanto na América Latina, e dentre os riscos existentes e os cuidados necessários para estratégias de implementação de REDD, um deles é a proliferação de projetos com fraco embasamento teórico e construído sobre conceitos equivocados, que podem gerar prejuízos ambientais e danos sociais.

Durante o evento, serão discutidas as bases científicas das mudanças climáticas e o processo de negociação dentro da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC), bem como o status atual do mercado de carbono, metodologias e processos de validação para projetos de REDD – onde serão aprofundadas as bases conceituais e metodológicas para elaboração de projetos de REDD em nível nacional e sub-nacional. Além das exposições, haverá um dia reservado para uma “clínica de projetos”, onde projetos pré-selecionados serão apresentados e discutidos tecnicamente junto com os palestrantes e participantes do curso. A agenda preliminar do evento encontra-se em anexo.

Custos

O investimento necessário para participação é de R$1.500,00. Este valor cobre todo o material de acompanhamento do o curso, refeições e acomodação durante os 4 dias de treinamento. Todas as despesas de transporte de/para Manaus são por conta dos participantes.

Inscrições

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviar para [email protected] até o dia 25 de fevereiro de 2010. O curso será limitado a 30 participantes, que serão selecionados de acordo com sua experiência prévia e envolvimento no tema. As apresentações serão realizadas em português e espanhol, portanto, conhecimento básico de ambos os idiomas é desejável.

Clínica de Projetos

O último dia do curso será destinado a uma clínica de projetos, que tem como objetivo identificar e selecionar projetos de REDD em fase de desenho e/ou estruturação e discuti-los tecnicamente com os palestrantes e demais participantes do curso. Os interessados em apresentar seus projetos deverão preencher as informações necessárias, que se encontram na ficha de inscrição.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição

Clique aqui para ver o programa e agenda preliminar do evento