V Encontro de Mulheres da RDS Mamirauá - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

V Encontro de Mulheres da RDS Mamirauá

V Encontro de Mulheres da RDS Mamirauá
junho 17, 2011 FAS

V Encontro de Mulheres da RDS Mamirauá

17/06/2011

O V Encontro de Mulheres da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá (RDS Mamirauá), que conta com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), ocorrerá nos dias 17 a 19 de junho, na comunidade de Coadi, município de Uarini. O objetivo é discutir a garantia da conservação ambiental, o direito à cidadania, além de auxiliar e fortalecer a organização do movimento social feminino por meio da saúde e geração de renda.

Em março deste ano, na comemoração do Dia Internacional da Mulher, moradoras da RDSs Mamirauá e Amanã se reuniram na comunidade Vila Alencar. Na ocasião, foi aprovada na assembleia geral da RDS de Mamirauá a formação da Comissão do Movimento de Mulheres da Reserva Mamirauá, além do planejamento  para o V Encontro de Mulheres.

Nas edições anteriores, o Encontro de Mulheres mobilizou apenas as moradoras de Mamirauá, Jarauá e Ingá. Para esse evento, 20 setores comunitários, que compõem a RDS de Mamirauá, foram mobilizados, além de representantes da RDS Amanã e a Resex (Reserva Extrativista) Catuá-Ipixuna.

O Movimento de Mulheres da RDS Mamirauá ganhou impulso com as ações do Programa Bolsa Floresta, especificamente por dois componentes: o Bolsa Floresta Associação, que dispõe de recurso para apoio ao movimento, e Bolsa Floresta Renda, que tem como uma de suas metas promover alternativas sustentáveis de geração de renda para grupos de mulheres.

Sobre a RDS Mamirauá

A RDS de Mamirauá, localizada entre as bacias do Rio Solimões e Japurá, possui 172 comunidades  e mais de 9 mil pessoas beneficiadas com o Programa Bolsa Floresta.