Virada Sustentável Manaus 2023 será lançada na Feira da FAS neste domingo - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virada Sustentável Manaus 2023 será lançada na Feira da FAS neste domingo

Virada Sustentável Manaus 2023 será lançada na Feira da FAS neste domingo
agosto 4, 2023 FAS

Virada Sustentável Manaus 2023 será lançada na Feira da FAS neste domingo

04/08/2023
Homem pintando parede durante ação da Virada Sustentável Manaus, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Neste domingo, 6 de agosto, a Virada Sustentável Manaus 2023, considerada o maior festival de sustentabilidade da América Latina, será lançada oficialmente na cidade. A cerimônia acontecerá durante a programação da tradicional Feira da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que acontecerá das 8h às 19h, na sede da instituição, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul. 

O festival é corealizado pela FAS, junto com a Virada Sustentável nacional. A primeira edição aconteceu em 2015, quando movimentou mais de oito mil pessoas em vários locais da cidade e realizou atividades de conscientização ambiental, incluindo mutirão de limpeza e muitas ações em prol do meio ambiente. 

Na edição de 2022, realizada em novembro, mais de 10 mil pessoas foram impactadas nas mais de 62 atividades promovidas em 23 locais de todas as zonas da capital amazonense. 

Cristine Rescarolli, coordenadora da Feira da FAS e da Virada Sustentável Manaus, destaca que a expectativa para o lançamento é de engajar os visitantes e a população de Manaus a participarem do movimento. 

“A Virada Sustentável traz uma perspectiva fundamental para os dias de hoje, que é a de responsabilidade ambiental. Este evento já se tornou um grande “movimento” na cidade de Manaus, que acontece muito além dos dois dias de festival. A Virada da Amazônia convoca   organizações da sociedade civil, do terceiro setor, e demais esferas a se unirem, e com essa união certamente alcançaremos resultados transformadores para as pessoas da região”, destaca. 

Além disso, no local ocorrerá o lançamento do edital de inscrição para o Conselho Criativo da Virada Sustentável, responsável pela co-criação do evento. Podem participar movimentos sociais, ONGs e instituições que promovem ações ambientais. A data de realização da Virada Sustentável também será revelada durante o evento. 

 

Sobre a Feira 

No domingo, 6, a programação da Feira da FAS terá agenda cultural diversificada com danças indígenas, shows de músicos locais, grafitti ao vivo, apresentação de teatro e intervenções surpresas ao longo do dia, além de mais de 70 expositores de produtos diversos, espaço kids, espaço gastronômico e outras. A entrada no evento é gratuita. Mais informações sobre a Feira da FAS, o público encontra no Instagram: @fasamazonia. 

Sobre a FAS 

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos de imagem: Rodolfo Pongelupe