Virada Sustentável Manaus garante atividades gratuitas para todas as idades no fim de semana - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virada Sustentável Manaus garante atividades gratuitas para todas as idades no fim de semana

Virada Sustentável Manaus garante atividades gratuitas para todas as idades no fim de semana
novembro 25, 2021 FAS

Virada Sustentável Manaus garante atividades gratuitas para todas as idades no fim de semana

Programação vai acontecer em quatro locais de Manaus: Marina do Davi, Monte das Oliveiras, Largo São Sebastião e bairro Redenção, com objetivo de levar uma visão inspiradora sobre sustentabilidade para a população

25/11/2021
Pessoas reunidas na Praça de São Sebastião em Manaus, durante atividade da Virada Sustentável, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Após a edição do ano passado, que foi totalmente online por conta da pandemia da Covid-19, o maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável Manaus voltará a acontecer no formato presencial neste fim de semana, nos dias 27 e 28 de novembro, sábado e domingo, com atividades gratuitas por toda a capital amazonense. A programação completa está disponível no site do evento

Essa é a sétima edição da Virada Sustentável de Manaus, co-realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com a Virada Sustentável. O objetivo é levar uma visão inspiradora sobre sustentabilidade para a população por meio de atividades culturais e imersivas em pontos estratégicos da cidade  destacando a importância de conservar o meio ambiente. 

A programação deste ano acontecerá em quatro locais de Manaus: Marina do Davi, Monte das Oliveiras, Largo São Sebastião e bairro Redenção. 

Além disso, também ocorrerá o 2º Fórum Virada Sustentável Manaus, evento complementar à Virada em parceria com a Coca-Cola, que acontece entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Virada Sustentável e FAS Amazônia no YouTube.

De acordo com a Supervisora da Agenda Cidades Sustentáveis da FAS, Cristine Rescarolli, há uma grande expectativa para o retorno do evento com a presença de público. “Nós estamos muito ansiosos e acreditamos que a população também para essa volta. Ano passado, foi uma edição diferente no virtual, e poder realizar novamente este grande evento pelas ruas de Manaus é muito especial”, afirma. 

Cristine explica também que está sendo preparada toda uma estrutura com medidas de prevenção contra a Covid-19. “Para a programação, pensamos em atividades que não gerassem muita aglomeração, além de ter distribuição de máscara facial e álcool em gel em todos os espaços”, diz.

Programação

As atividades têm início no sábado (27), a partir das 8h, com a Limpeza dos Igarapés na Marina do Davi em parceria com a Remada Ambiental, Igarapés Limpos e Coca-Cola, às 9h, no Monte das Oliveiras acontece a Oficina de Educação Ambiental com o grupo Soul do Monte. Já no Largo São Sebastião a programação começa com a Feira da FAS, que acontece no local das 8h às 18h, trazendo as já tradicionais atividades de apresentações, oficinas e vendas. No espaço, às 10h, haverá apresentações de teatro para crianças com Mel Angeoles, aulas de yoga com Andreia Omena, às 16h, e performances musicais do grupo Curumim na Lata, marcada para às 18h30, e da cantora Márcia Novo, às 19h30, encerrando a programação do dia.

No domingo, as atividades terão início às 10h e acontecem no bairro Redenção, divididos nas sedes do Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA) e Transformação,  na Rua São Vicente. 

Sede Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA)

Às 10 horas, haverá a inauguração do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), na Rua São Vicente. Às 14h, acontece a “Oficina de Papel Semente” e, às 15h, acontece a “Oficina de Compostagem”.

Sede Transformação

No local, a programação começa às 10h com o Espaço Kids, que terá apresentações de Mel Angeoles e espaço Pequenos Curupiras da FAS. No período da tarde, a partir das 14h, é a vez da oficina “Vamos Falar de Política”, com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Politize, e se encerra com as atividades  da “Oficina de troca de pneu em bicicleta e noções básicas de manutenção e comportamento”, liderado pelo   Movimento Pedala Manaus, às 16h.

Rua São Vicente

O local receberá intervenções artísticas, a partir das 14h, com diversas apresentações no palco montado no local e ações voltadas para as crianças realizadas pelo Conselho Criativo da FAS.

Lançamento do 2º Fórum da Virada Sustentável Manaus

A cerimônia que marcará o encerramento das atividades e o lançamento do 2ª Fórum da Virada Sustentável Manaus será apenas para público convidado e acontece às 19h, no Palácio Rio Negro, com apresentações artísticas de Celdo Braga e da Orquestra de Violões.

Fórum online

Seguindo para o ambiente virtual, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, no canal “Virada Sustentável”, no YouTube, acontece o “2º Fórum da Virada Sustentável Manaus”, que trará para o ambiente online a interação já presente no evento presencial. 

O fórum terá um painel por dia para debater os temas: urgência climática e Amazônia, clima, pagamentos por serviços ambientais hídricos no Estado do Amazonas, economia circular e diversidade, com a participação de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, grupos independentes, entre outros.

Foto antes da pandemia