Virada Sustentável Manaus impacta mais de 10 mil pessoas com ações em prol da sustentabilidade - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virada Sustentável Manaus impacta mais de 10 mil pessoas com ações em prol da sustentabilidade

Virada Sustentável Manaus impacta mais de 10 mil pessoas com ações em prol da sustentabilidade
novembro 24, 2022 FAS

Virada Sustentável Manaus impacta mais de 10 mil pessoas com ações em prol da sustentabilidade

24/11/2022
Voluntários carregando sacos de lixos que foram recolhidos das margens do rio em uma das atividades da Virada Sustentável Manaus, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Mais de 10 mil pessoas foram impactadas nas mais de 62 atividades gratuitas realizadas pela Virada Sustentável Manaus, no começo do mês de novembro, cumprindo o objetivo de levar uma mensagem especial em prol de uma cidade que respeita o meio ambiente e a Amazônia.  Considerado o maior festival de sustentabilidade da América Latina, o evento foi realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Virada Sustentável Nacional. Essa edição, que marcou a retomada das atividades presenciais após a pandemia de Covid-19, foi oferecida pela Fundação Casas Bahia (FCB), organização responsável pelo investimento social da Via, dona da rede varejista.  

“Precisamos refletir juntos sobre demandas socioambientais do nosso País e promover ações que contribuam para a redução da desigualdade social e para a preservação do meio ambiente. Por isso, apoiamos iniciativas transformadoras como a Virada Sustentável de Manaus. Não temos dúvida que o sucesso dessa edição é fruto da sensibilidade dos organizadores e do engajamento da comunidade manauara, que entende a importância do coletivo na discussão de pautas ligadas à sustentabilidade.”, afirma a gerente da FCB, Natália Menezes. 

Um dos grandes marcos do festival foi a participação de mais de 270 voluntários e 35 instituições que fazem parte do Conselho Criativo da Virada Sustentável Manaus. Ao todo, as atividades do evento atingiram 23 locais de todas as zonas da cidade, com a realização de ações de educação ambiental, culturais, infantis e sociais.  

Os voluntários da Virada também fizeram algumas atividades na Orla do Amarelinho, com o apoio do Movimento Igarapés Limpos, recolhendo mais de 360 quilos de resíduos sólidos descartados de forma errada no meio ambiente. Já na Marina do Davi, no Tarumã, foram mais de 300 quilos retirados das margens do rio. A atividade recebeu apoio do Movimento Remada Ambiental e patrocínio da Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.  

“Estamos há seis anos mostrando o problema à sociedade e incentivando o descarte correto e o consumo consciente. Isso começa em nossas casas. Em apenas duas horas de trabalho, recolhemos quase meia tonelada de resíduos, incluindo sofás e materiais de geladeiras”, comentou Ana Bittencourt, uma das coordenadoras do projeto “Remada Ambiental”. 

“Sabemos da importância de conscientizar as pessoas na busca pela conservação do meio ambiente, do planeta, para hoje e para as futuras gerações.  É um imenso orgulho contar com uma Unidade em Manaus e participar dessas ações de limpeza. Cuidar da nossa cidade, da Floresta Amazônica, é uma responsabilidade de todos nós”, comenta Juliano Lima, gerente sênior da Whirlpool em Manaus. 

Entre as atividades do festival, ganharam destaque a prática de yoga no Bosque da Ciência; a exposição “Re-Waste – Ações de Sustentabilidade”, na Universidade Nilton Lins; o mural de Grafite na Bola do Coroado e no muro do Bosque da Ciência; a pedalada de hidrobikes na Orla do São Raimundo; e as ações educativas, ambientais e culturais nos bairros Redenção, Monte das Oliveiras e Coroado. 

Já o Largo São Sebastião, no Centro, foi palco de uma edição especial da Feira da FAS, ação patrocinada pela Fundação Casas Bahia, com a participação de 52 empreendedores, sendo 20% indígenas, com a venda de artesanatos, produtos gastronômicos, artigos de jardinagem, entre outros. Além disso, 90% dos empreendimentos presentes na feira foram comandados por mulheres. 

“Agradeço muito à FAS porque, na feira, eu consigo vender meus produtos, ganhar mais clientes e apresentar aquilo que a minha mãe começou. Hoje em dia ela não está mais presente, mas deixou um legado. Então, com o apoio da fundação eu consigo apresentar, todos os meses, o trabalho que ela deixou para mim e meus filhos”, comentou a empreendedora Poliana Silva que vende produtos de artesanato. 

“O fomento ao empreendedorismo feminino é um dos pilares de atuação da Fundação Casas Bahia, que pensa e investe em ações para ampliar a autonomia das mulheres e o acesso ao trabalho e renda dessa população. O patrocínio à Feira da FAS foi mais um passo nessa direção”, destacou Menezes.    

No Largo, também aconteceu uma ação da Wildlife Conservation Society (WCS) Brasil com a projeção de imagens que faziam um alerta sobre a importância de conservar espécies ameaçadas da Amazônia, como a tartaruga-da-amazônia, sauim-de-coleira e o pirarucu.  

Além disso, os participantes puderem conhecer alguns serviços oferecidos pelo banQi, a conta digital da Casas Bahia, e retirar brindes em um quiosque montado pela marca. A rede varejista também distribuiu mudas de plantas em uma de suas lojas. Ainda no Largo São Sebastião aconteceram apresentações musicais com DJs, cantores e bandas locais, além do “Desfile Raízes – Desfile da Resistência”, com a participação de povos tradicionais.  

Um dos voluntários foi Paulo Bento de Souza, que participou do evento pela primeira vez. Os voluntários têm grande importância na realização da Virada Sustentável Manaus, apoiando na realização das ações.  “Participei tanto no Bosque da Ciência, quanto no Largo São Sebastião, e a Virada Sustentável foi uma experiência incrível para mim e é uma iniciativa excelente para que nós possamos incentivar os mais jovens a seguirem o caminho da sustentabilidade. Nos próximos anos, estarei junto novamente”, explicou. 

“Uma única pessoa não pode mudar a sociedade, mas a Virada Sustentável mostrou que se estivermos unidos, a realidade pode ser transformada, sem dúvidas. Essa é uma missão de todos: governo, sociedade civil e iniciativa privada. O próximo passo é repetir o feito e implantar uma cultura preocupada com o desenvolvimento sustentável, que beneficia a todos”, frisa Cristine Rescarolli, coordenadora da Virada Sustentável Manaus. 

Sobre a Fundação Casas Bahia  

Comemorando 60 anos de atuação, a Fundação Casas Bahia tem o propósito de fortalecer comunidades, apoiando o que elas têm de melhor e estando junto de iniciativas de formação profissionalizante e de estímulo à geração de trabalho e renda para jovens e microempreendedores. A expressão social do ecossistema da Via – que administra Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br nasceu com o objetivo de cuidar das pessoas e comunidades, e agora, inicia uma expansão gradual de atuação por todo o Brasil. 

Sobre a Via    

A Via está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto; as vendas online do Extra.com.br; as soluções financeiras do banQi; a fábrica de móveis Bartira; e a logtech Asap Log, além da associação com a Distrito. Em constante evolução, hoje é a plataforma de relacionamento e consumo do brasileiro onde, quando e como ele quiser. A companhia investe seus esforços para além do varejo, ao apresentar uma jornada de compras que coloca o cliente como seu foco principal. Para tanto, desenvolve alavancas únicas, que possibilitam a melhor experiência por meio de uma oferta agnóstica de produtos, serviços, soluções financeiras e logística.   

Com cerca de 45 mil colaboradores, a Via possui capital aberto na B3 desde 2013, mantendo forte atuação em mais de 450 municípios, 22 estados e no Distrito Federal. Por meio da mais digital e robusta rede logística do Brasil, conecta cerca de 1,1 mil lojas físicas, 30 centros de distribuição e hubs de entregas a cerca de 97 milhões de clientes, com o oferecimento de produtos, créditos, serviços financeiros e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.   

Sobre a FAS     

Fundada em 2008 e com sede em Manaus (AM), a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

 

Créditos da imagem: Rodolfo Pongelupe