Virada Sustentável Manaus oferece atividades gratuitas de incentivo ao esporte e qualidade de vida - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virada Sustentável Manaus oferece atividades gratuitas de incentivo ao esporte e qualidade de vida

Virada Sustentável Manaus oferece atividades gratuitas de incentivo ao esporte e qualidade de vida
julho 19, 2018 FAS

Virada Sustentável Manaus oferece atividades gratuitas de incentivo ao esporte e qualidade de vida

19/07/2018

Unir a prática de atividade física com mobilização social é uma das propostas da Virada Sustentável Manaus, que promove nos dias 28 e 29, diversas ações gratuitas relacionadas à qualidade de vida, esporte, saúde e bem-estar em todas as zonas da cidade.
Considerado o principal festival do gênero no Brasil, a mobilização é coordenada em Manaus pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com mais de 40 organizações da sociedade civil. A programação completa pode ser conferida no site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.
A população terá acesso a atividades esportivas como aulas de slackline para iniciantes, no Parque do Mindu, das 08h às 17h, durante os dois dias de programação. No Coroado, a Escola Estadual Professora Myrthes Marques Trigueiro receberá o Grupo de Capoeira Filhos de Oxalá, que trabalhará a prática com crianças a partir dos 5 anos e adultos até os 70 anos, no dia 28, das 8h às 9h. O rip-rap do bairro Redenção terá uma roda de capoeira, dia 28, das 17h às 18h, com participantes do Grupo TransformAÇÃO.
No segundo dia de festival, será realizado o “Pedala no Centro”, uma ação de promoção do exercício físico e do respeito aos ciclistas no trânsito. O ponto de partida da pedalada será o Local Hostel Manaus, às 8h. O roteiro compreende o Teatro Amazonas, Praça Heliodoro Balbi, Av. Sete de Setembro, Igreja da Matriz, Porto, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Igreja dos Remédios, Av. Joaquim Nabuco, Av. Ramos Ferreira, Rua Luiz Antony, Paço Municipal e Av. Eduardo Ribeiro.
Para quem gosta de exercitar o corpo através da dança, serão ofertadas aulas de dança do ventre no Parque do Mindu, dia 28, das 16h às 17h, e no dia 29, das 9h30 às 10h30. Também serão realizadas aulas de zumba no Parque Sumaúma, dias 28 e 29, das 9h às 10h, e no Largo de São Sebastião, dia 29, das 17h às 18h.
 
Atividades “zen”
Descrita como uma prática que engloba os campos espiritual, físico e mental, a ioga nasceu na Índia e ganhou o mundo trazendo benefícios como concentração, equilíbrio, autoconfiança e controle emocional.
Na Virada Sustentável Manaus, a modalidade será incentivada através de aulas e performances abertas ao público em espaços como o Parque do Mindu, dia 28, das 8h às 9h; o Parque Sumaúma, dia 28, das 09h às 10h; o Terminal 5, dia 28, das 11h às 11h45; o Bosque da Ciência, dia 28, das 16h às 17h; e o Museu da Amazônia (MUSA), dia 29, a partir das 9h.
 
Stand Up Paddle
O festival ainda terá ações dos projetos Remada Ambiental e Grito D’Água, que utilizam o Stand Up Paddle (SUP) para promover a preservação dos rios através da limpeza de mananciais da capital.
A Remada Ambiental colocará seu “time” de voluntários em campo no dia 28, para realizar a coleta de resíduos sólidos flutuantes na foz do Igarapé do Gigante, localizado às margens da Bacia do Tarumã. A atividade terá início às 8h, na Marina do Davi, com credenciamento dos participantes e uma oficina de produção de placas de conscientização ambiental. Já o Grito D’água será realizado a partir das 8h, também no dia 28, com saída do Flutuante Abaré, que fica na margem direita do igarapé do Tarumã.