Virgílio Viana acaba de lançar, na Grã Bretanha, livro sobre desenvolvimento sustentável no Amazonas : FAS Amazônia
08/07/2010
Outros

Virgílio Viana acaba de lançar, na Grã Bretanha, livro sobre desenvolvimento sustentável no Amazonas


Virgílio Viana, professor e engenheiro Florestal, PhD em Biologia pela Universidade de Harvard pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, e superintendente da FAS – Fundação Amazonas Sustentável, acaba de lançar o livro “Desenvolvimento Sustentável na Prática: Lições do Amazonas”, na Commonwealth Forestry Conference, em Edimburgo, na Escócia. Publicada pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (IIED), a obra apresenta nove lições chaves para países que buscam o desenvolvimento sustentável.

Viana, que também atuou como secretário do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável da Amazonas, destaca no estudo que “é preciso mudar o paradigma do desenvolvimento pela liquidação do recurso natural, agregando mais valor às florestas em pé do que cortadas”.

Livro Virgilio Viana

Virgilio Viana mostra livro lançamento pelo IIED

Segundo o superintendente da FAS, parte importante deste processo passa pela criação de apoio político para a sustentabilidade e o meio ambiente com foco nos empregos, renda e outros incentivos, “além de colocar as preocupações sobre sustentabilidade no centro do desenho e da implementação da política, incentivando as instituições ambientalistas a tornarem-se catalisadores do desenvolvimento sustentável”, conclui.

James Mayer, diretor do IIED, destacou que “as idéias de desenvolvimento defendidas pelo professor e apresentadas no livro são inspiradoras e atemporais, não só para o Brasil, mas para os diversos países que procuram por novas economias sustentáveis. Por décadas, o Brasil e a Amazônia, em particular, têm sido sinônimos de uma forma de desenvolvimento que tem destruído florestas. No entanto, o professor Viana tem liderado uma experiência exclusiva para explorar e implementar formas de desenvolvimento mais amistosas”.

A obra, lançada inicialmente em inglês, será traduzida para português e espanhol e a expectativa é que até o fim deste ano chegue às livrarias brasileiras. Também é possível fazer o download gratuito do livro em http://www.iied.org/pubs/display.php?o=17508IIED.