Virgílio Viana acaba de lançar, na Grã Bretanha, livro sobre desenvolvimento sustentável no Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virgílio Viana acaba de lançar, na Grã Bretanha, livro sobre desenvolvimento sustentável no Amazonas

Virgílio Viana acaba de lançar, na Grã Bretanha, livro sobre desenvolvimento sustentável no Amazonas
julho 8, 2010 FAS

Virgílio Viana acaba de lançar, na Grã Bretanha, livro sobre desenvolvimento sustentável no Amazonas

08/07/2010

Virgílio Viana, professor e engenheiro Florestal, PhD em Biologia pela Universidade de Harvard pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, e superintendente da FAS – Fundação Amazonas Sustentável, acaba de lançar o livro “Desenvolvimento Sustentável na Prática: Lições do Amazonas”, na Commonwealth Forestry Conference, em Edimburgo, na Escócia. Publicada pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (IIED), a obra apresenta nove lições chaves para países que buscam o desenvolvimento sustentável.

Viana, que também atuou como secretário do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável da Amazonas, destaca no estudo que “é preciso mudar o paradigma do desenvolvimento pela liquidação do recurso natural, agregando mais valor às florestas em pé do que cortadas”.

Livro Virgilio Viana

Virgilio Viana mostra livro lançamento pelo IIED

Segundo o superintendente da FAS, parte importante deste processo passa pela criação de apoio político para a sustentabilidade e o meio ambiente com foco nos empregos, renda e outros incentivos, “além de colocar as preocupações sobre sustentabilidade no centro do desenho e da implementação da política, incentivando as instituições ambientalistas a tornarem-se catalisadores do desenvolvimento sustentável”, conclui.

James Mayer, diretor do IIED, destacou que “as idéias de desenvolvimento defendidas pelo professor e apresentadas no livro são inspiradoras e atemporais, não só para o Brasil, mas para os diversos países que procuram por novas economias sustentáveis. Por décadas, o Brasil e a Amazônia, em particular, têm sido sinônimos de uma forma de desenvolvimento que tem destruído florestas. No entanto, o professor Viana tem liderado uma experiência exclusiva para explorar e implementar formas de desenvolvimento mais amistosas”.

A obra, lançada inicialmente em inglês, será traduzida para português e espanhol e a expectativa é que até o fim deste ano chegue às livrarias brasileiras. Também é possível fazer o download gratuito do livro em http://www.iied.org/pubs/display.php?o=17508IIED.