Virgilio Viana concede entrevista à BBC Brasil, em Londres - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virgilio Viana concede entrevista à BBC Brasil, em Londres

Virgilio Viana concede entrevista à BBC Brasil, em Londres
março 26, 2009 FAS

Virgilio Viana concede entrevista à BBC Brasil, em Londres

26/03/2009

 

Entrevista do diretor geral da FAS, Virgilio Viana, concedida ao jornalista Eric Camara

Da BBC Brasil, em Londres

Aproveitando a passagem do ex-secretário de Meio Ambiente do Amazonas Virgílio Viana por Londres, o Planeta & Clima ouviu o especialista sobre a sigla do momento: REDD – redução de emissões por desmatamento e degradação.

Na terça-feira, 24 de março, Viana deu uma disputada palestra sobre as experiências nessa área da sua Fundação Amazonas Sustentável (FAS); projetos que levaram a ativista Bianca Jagger a classificá-lo de “herói ambiental”, depois de uma visita.

Assista à entrevista completa.

No ano em que líderes mundiais se preparam para negociações de Copenhague, em dezembro, sobre um novo tratado para combater as mudanças climáticas, o interesse nas experiências de Viana, que esteve à frente do Meio Ambiente no Amazonas no período em que o Estado cresceu 9% ao ano, enquanto a área desmatada caiu cerca de 70%, tende a crescer ainda mais.

Criador do slogan “floresta vale mais de pé do que derrubada”, Viana defende uma valorização dos produtos e serviços ambientais como forma de recompensar as populações locais pela preservação das florestas.

Você acredita nessa forma de desenvolvimento? Ou acha que os brasileiros devem ter o direito de derrubar a floresta para explorar os seus recursos naturais?