Virgílio Viana recebe título de chanceler ambiental do IBDN - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virgílio Viana recebe título de chanceler ambiental do IBDN

Virgílio Viana recebe título de chanceler ambiental do IBDN
abril 20, 2010 FAS

Virgílio Viana recebe título de chanceler ambiental do IBDN

20/04/2010

O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, recebeu o título de chanceler ambiental do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), durante a IV Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente, em Manaus, no último dia 15.

Virgílio Viana é especialista em Amazônia, mudanças climáticas, manejo florestal e agroflorestal, conservação ambiental, certificação e desenvolvimento sustentável. Graduou-se em engenharia florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), é PhD em biologia da evolução pela Universidade de Harvard e fez pós-doutorado em desenvolvimento sustentável na Universidade da Flórida.

Virgílio Viana (Cred Francisco Araujo)

Superintendente geral da FAS, Virgílio Viana (Cred. Francisco Araújo)

Em 2003, tornou-se o primeiro secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da história do Amazonas no Governo Eduardo Braga. Nesta função (2003-2008), coordenou o processo de concepção e implementação do Programa de desenvolvimento Sustentável “Zona Franca Verde”, do Programa Bolsa Floresta e da primeira Lei de Mudanças Climáticas do Brasil. Neste período, o desmatamento foi reduzido em 70% e as unidades de conservação aumentaram em mais de 135%. Atualmente é Diretor Geral da Fundação Amazonas Sustentável.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), Rogério Iório, os certificados recebidos pelo canal são entregues apenas a empresas e personalidades que se comprometem com o meio ambiente.

CONHEÇA A BIOGRAFIA COMPLETA AQUI

ConferênciaA IV Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente teve como tema “Sustentabilidade – O caminho que pode mudar o mundo”. O evento teve início às 17h, com palestras de personalidades reconhecidas por estudos e trabalhos de  preservação ao meio ambiente.Segundo Rogério Iório, o evento busca a discussão sobre sustentabilidade. “A Conferência é importante por socializar as informações. É preciso divulgar e discutir as práticas sustentáveis com a sociedade”, frisou.

O presidente do IBDN ainda ressaltou a responsabilidade do Amazonas no cenário mundial. “O Amazonas tem a maior floresta e maior biodiversidade, e por isso é uma janela para onde o mundo inteiro olha. O Estado é uma vitrine, é um exemplo”.