Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável, recebe título de cidadão do Amazonas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável, recebe título de cidadão do Amazonas

Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável, recebe título de cidadão do Amazonas
julho 5, 2021 FAS

Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável, recebe título de cidadão do Amazonas

Cerimônia ocorrerá na Assembleia Legislativa do Amazonas, onde será entregue o título pelos serviços prestados ao estado e sua população

05/07/2021
Virgilio Viana, superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Nesta terça-feira, dia 6 de julho, às 11h45, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM) realizará uma sessão especial híbrida, presencial e online, para entregar o Título de Cidadão do Amazonas ao superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgilio Viana. A homenagem foi indicada pelas deputadas estaduais Alessandra Campêlo e Joana Darc em reconhecimento aos serviços desenvolvidos em favor do Estado.

Virgilio Viana é engenheiro florestal, natural de Belo Horizonte, PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, tem Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida e é Livre Docente em Ciências Florestais pela Universidade Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

Atualmente, além de superintendente da FAS, Virgilio atua como professor colaborador do curso de pós-graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e é coordenador de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN).

Virgilio também é destaque por grandes ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Em 2003, foi designado como primeiro secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. Nessa função, na qual atuou até 2008, desenvolveu diversos projetos como a elaboração e implementação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, do Programa Bolsa Floresta e da primeira Lei de Mudanças Climáticas do Brasil. Neste período, bons números foram alcançados como a queda de 70% do desmatamento na região e o crescimento das áreas de unidades de conservação em mais de 135%.

Pandemia do Coronavírus

À frente da FAS, Virgilio coordena diversas iniciativas voltadas para a conservação da floresta em pé, principalmente em comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas. Durante a pandemia do coronavírus, ele articulou a  criação da “Aliança Covid Amazônia”, com 128 parceiros, que está realizando uma série de ações para minimizar os impactos da pandemia. Em um ano, a iniciativa já atendeu mais de 400 mil pessoas com entrega de máscaras, álcool em gel, cestas básicas, kits de higiene, entre outros produtos. A aliança tem 122 parceiros entre ONGs, empresas, prefeituras e instituições internacionais.