Voz empoderada: superintendente da FAS é homenageada por atuação em prol do desenvolvimento sustentável de comunidades - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Voz empoderada: superintendente da FAS é homenageada por atuação em prol do desenvolvimento sustentável de comunidades

Voz empoderada: superintendente da FAS é homenageada por atuação em prol do desenvolvimento sustentável de comunidades
dezembro 18, 2023 FAS

Voz empoderada: superintendente da FAS é homenageada por atuação em prol do desenvolvimento sustentável de comunidades

18/12/2023
Valcléia Solidade sendo homenageada durante evento em Manaus.

Um reconhecimento de mais de 28 anos de atuação nas comunidades amazônicas e em defesa dos povos tradicionais. Esse é apenas um dos motivos pelo qual a ambientalista e superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Valcléia Solidade, recebeu a condecoração “Ordem do Mérito Legislativo”. A solenidade para entrega da condecoração aconteceu, na última terça-feira, 12/12, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Manaus (AM).

Natural da comunidade quilombola Murumuru, a aproximadamente 40 quilômetros de Santarém (PA), Valcléia se dedica há mais de duas décadas a projetos que beneficiam mais de 580 comunidades no Amazonas e na superação de desafios para inclusão socioeconômica de milhares de pessoas.

“Me sinto muito honrada e também, cada vez mais, sentindo o peso da [minha] responsabilidade. Eu estou aqui, não por mim, mas especialmente pelas pessoas que acreditam no trabalho que eu desenvolvo. Pela equipe da FAS que confia nas minhas orientações, que confia no que eu desejo e sempre quero fazer em prol das comunidades. Para a minha família que está aqui. Para os meus também, que não estão aqui, mas especialmente para a população quilombola. A gente chega aqui, mas não deixa de olhar para trás, porque se estamos aqui hoje é porque muitas pessoas tiveram que enfrentar muitas barreiras. Então, eu fico muito lisonjeada, orgulhosa desse momento, e [desejo] que esse orgulho sirva para que cada vez mais eu olhe para frente e saiba que a minha responsabilidade aumenta, e que tem muita coisa para ser feita”, declarou a ambientalista.

A homenagem é decidida pelos parlamentares da Casa Legislativa e direcionada a chefes de Estado e de Governo, magistrados, militares, professores, cientistas, escritores, e outras personalidades, pelos relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público. A indicação da condecoração direcionada à Valcléia partiu da deputada estadual Dra. Mayara (Republicanos).

 

Sobre Valcléia Solidade

Valcléia Solidade é superintendente de Desenvolvimento Sustentável da FAS. É formada em Gestão Pública e tem especialização em Inovação e Difusão Tecnológica. Possui 28 anos de experiência em projetos socioambientais, com atuação reconhecida no Projeto Saúde e Alegria, no Pará, e na coordenação do Programa Bolsa Floresta (PBF), implementado pela FAS no Amazonas.

Neste período, exerceu funções de mobilização social e processos participativos, planejamento e gestão de projetos nas áreas de empoderamento social, infraestrutura comunitária e apoio à geração de renda. Durante a sua gestão, o Bolsa Floresta se consolidou como um dos maiores programas de Pagamento por Serviços Ambientais do mundo, e ajudou a reduzir a desigualdade por meio da assistência a 40 mil famílias em 16 Unidades de Conservação (UC) do Amazonas.

 

Créditos de imagem: Roberta dos Anjos