WEF e FAS promovem diálogo com setor privado rumo à COP-16 - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

WEF e FAS promovem diálogo com setor privado rumo à COP-16

WEF e FAS promovem diálogo com setor privado rumo à COP-16
outubro 18, 2010 FAS

WEF e FAS promovem diálogo com setor privado rumo à COP-16

18/10/2010

Promover o engajamento do setor privado nas discussões da conferência climática (COP 16) programada para novembro, em Cancun, está entre as recomendações retiradas do workshop realizado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF – sigla em inglês) e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), neste final de semana (16 e 17/10), em Manaus.

Wef_Cred_Monick_Maciel

Participantes do workshop visitam Núcleo de Conservação e Sustentabilidade na RDS Rio Negro (Fotos Monick Maciel)

O diretor-sênior do WEF, Dominic Waughray, ressaltou que o workshop mostrou que há muitas inovações que podem ser feitas a partir da cooperação entre o setor privado, o setor público e organizações não governamentais (ONG´s). Esses atores mostraram bastante interesse em trabalhar juntos em alternativas para estimular o REDD+ (redução de emissões por desmatamento e degradação floresta mais manejo florestal) via instrumentos de mercado. O REDD+ deverá ser um dos principais temas da pauta de discussões da conferência climática (COP 16), em Cancun, no México.

Wef2_Cred_Monick_Maciel

Reunião no NCS Agnelo Bittencourt, na comunidade Tumbiras

“A WEF está satisfeita em trabalhar com a FAS para incentivar no Brasil esse tipo de mecanismos de transição, enquanto não é aprovado no UNFCCC (Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) o sistema regulatório de REDD+”, afirma Waughray.

Wef3_Cred_Monick_Maciel

Professor Virgílio Viana (em pé) dá início aos trabalhos

Para o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, o evento alcançou plenamente os resultados esperados no debate da valorização do carbono da floresta e foi enriquecido com a participação de diferentes segmentos. “Foi possível tirar elementos e subsídios para um processo de discussão internacional que vai ser tratado em Cancun, ampliando a agenda discutida em Copenhague, durante a COP 15, e fazendo com que essa agenda possa ser enriquecida a partir da experiência no Brasil”, afirma. 

Wef4_Cred_Monick_Maciel

Participantes durante reunião em grupo

Participaram do workshop líderes empresariais, governamentais, representantes da sociedade civil e cientistas de países como Brasil e Estados Unidos, além de representantes da Europa e de países da América Latina. O objetivo foi identificar fatores que possam estimular o envolvimento do setor privado na economia verde, antecipando as regulamentações internacionais, nacionais e estaduais sobre mudanças climáticas. Os resultados desse workshop  serão apresentados durante evento paralelo da WEF na COP-16.

Wef5_Cred_Monick_Maciel

Participantes durante reunião em grupo

Wef_Cred_Monick_Maciel

Superintendente técnico-científico da FAS, durante o encontro

 

Foi possível também identificar, durante o workshop, segundo Virgilio Viana, potenciais parceiros para que a FAS possa ampliar as atividades do Programa Bolsa Floresta no Amazonas, assim como os demais investimentos de apoio ao programa. O PBF atende, atualmente, mais de 7 mil famílias nas unidades de conservação do estado.

Wef_Cred_Monick_Maciel

Seca no Amazonas: Para chegar ao Tumbiras, participantes fizeram longa caminhada 

 

Wef_Cred_Monick_Maciel

Seca no Amazonas: Diretor-sênior do WEF, Dominic Waughray, registra imagem do ribeirinho

O workshop ocorreu em um barco, tornando possível com que os participantes visitassem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, e projetos como o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Agnello Bittencourt, na comunidade do Tumbiras (Iranduba/AM).  

Seca no Amazonas: NCS Agnello Bittencourt antes da seca

Wef_Cred_Monick_Maciel

Seca no Amazonas: NCS Agnelo Bittencourt depois da seca

 

Entre as instituições presentes no workshop estavam Samsung, Alcoa, Syngenta, Shell, Zurich Financial Services, Archer Daniels Midland, Green Markets, IFC, Accord, Acrimat, WWF, Terrestrial Carbon Group, Clinton Climate Initiative, IPE, Unites States Agency for Development, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SDS), Instituto de Pesquisas Ecológicas, GTZ, Ministério do Meio Ambiente, Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Fazenda, IPEA, entre outras.

Wef_Cred_Monick_Maciel

Seca no Amazonas: Participantes do workshop durante percurso para chegar à comunidade do Tumbiras

Imagens da seca

 

Sobre a FAS – Fundação Amazonas Sustentável

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição público-privada, sem fins lucrativos, não- governamental e fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco.

Com a missão de promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida dos moradores das unidades de conservação do Estado do Amazonas, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais, a FAS tem como prioridade implementar o Bolsa Floresta, maior programa de pagamento por serviços ambientais no mundo, reconhecendo o papel das populações tradicionais para a conservação da floresta amazônica.

 

Sobre o WEF – World Economic Forum

O World Economic Forum é uma organização internacional independente incorporada como uma fundação suíça não lucrativa, cujo carro-chefe é o Fórum de Davos, que acontece anualmente na Suíça.

Criado em 2003, o WEF tem o objetivo de reunir líderes de governos e sociedade civil em multi-diálogos das partes interessadas e iniciativas para  empreendedorismo no interesse público global.