Virada Sustentável Manaus 2017 deixa legado para transformação da cidade - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virada Sustentável Manaus 2017 deixa legado para transformação da cidade

Virada Sustentável Manaus 2017 deixa legado para transformação da cidade
julho 30, 2017 FAS

Virada Sustentável Manaus 2017 deixa legado para transformação da cidade

30/07/2017

Com informações da Up Comunicação Inteligente

Manaus recebeu neste fim de semana a Virada Sustentável com mais de 250 atividades gratuitas, em todas as zonas da cidade, e participação de 300 voluntários, além de um grande envolvimento da população que participou das ações culturais e ainda aprendeu sobre reciclagem e preservação ao meio ambiente.
O festival foi realizado pelo Instituto Virada Sustentável, com sede em São Paulo, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e 36 instituições sem fins lucrativos. Além de Manaus, a Virada será realizada em nove cidades neste ano.
Dentre os legados deixados para a cidade, a criação de espaços de educação ambiental e recuperação ecológica . Entre eles, o espaço “Cantos de Leitura”, na Cooperativa Aliança, localizada no bairro Compensa, que foi revitalizado sob coordenação da empresa Ball Corporation, parceira da Virada Sustentável Manaus, com o apoio de voluntários e moradores. O espaço também ganhou vários livros para garantir fácil acesso à literatura e aulas de educação ambiental.

Reforma da Cooperativa Aliança, na Compensa | Foto: Michael Dantas


O Rip Rap da Redenção recebeu a sede do Programa de Revitalização Ecológica e Urbanização Sustentável (REUSA), idealizado pela FAS em parceria com a ONG TransformAção, Impacto Hub Manaus, Global Shapers Community, as empresas Casa Cinco, Aquarela Home Design, Cerâmica Montemar e Amazon Cad, o projeto Rip Arte, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), além de apoiadores individuais como a atriz Cristiane Torloni, o conselheiro da FAS, Denis Minev e Luciana Minev

Inauguração da sede do Reusa, na Redenção | Foto: Michael Dantas


O REUSA promoverá uma ação de revitalização do igarapé, com baixo custo, para restauração ecológica e urbanização sustentável. Será também instalado sistema de esgoto para evitar que o igarapé receba materiais descartados de forma incorreta. Além disso, o REUSA também vai ser base do projeto Rip Arte, que incentiva o empoderamento feminino e é formado por moradoras que fazem artesanato com material reciclado.
Ainda na área ambiental, foi a retirada de sete toneladas de lixo e materiais recicláveis, descartados de forma incorreta nas águas do Tarumã. A ação foi organizada pelos projetos Grito D’Água e Remada Ambiental, com o apoio de mais de 100 voluntários com stand up paddle, caiaques e canoas motorizadas.
Outro legado foi deixado na Casa Mamãe Margarida, que recebe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Os muros dos dois receberam pintura e um grafite criativo.
A Virada Sustentável Manaus também difundiu propostas para garantir uma cidade melhor, mais arborizada, sustentável e socialmente preocupada com o bem-estar de todos. Pois, foram realizadas rodas de conversa sobre a “Manaus dos nossos sonhos”, preconceito racial, política, suicídio e outros temas. Também ocorreram inúmeras atividades e oficinas sobre reciclagem de óleo de cozinha, paletes, garrafas de vidro, pet, robótica, vassoura sustentável e outros.
“A Virada Sustentável Manaus foi um festival incrível, inesquecível, de muito engajamento, solidariedade e motivador. Porque, temos certeza que muitos voluntários e a população, que participou das atividades, estão se sentido mais motivados a fazer o melhor e a construir a Manaus que todos sonham. Só temos a agradecer a todos por tantas coisas boas que aconteceram nesses dois”, disse o idealizador da Virada, o paulista André Palhano.
Sobre a Virada
A Virada Sustentável Manaus é um oferecimento das empresas GR e Ball, e tem patrocínio da Whirlpool, Consulado da Mulher e Instituto Alair Martins (IAMAR), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Tem apoio da Sabin Laboratório Clínico, Word Animal Protection e Shopping Manaus Via Norte. Além disso, tem colaboração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS). Ainda tem parceria com as empresas BanksiaFilms, Oazzi e Up Comunicação Inteligente.